O lançador de satélites de pequeno porte Altair da Onera.

No final de agosto-início de setembro, a Onera conduziu a campanha final de testes de voo de seu demonstrador de sistema de lançamento aéreo de pequena escala, projetado para colocar minissatélites em órbita.

Desenvolvido a partir do final de 2015 e apoiado pela Comissão Europeia, o projeto Altair (Air Launch space Transportation using an Automated aircraft and an Innovative Rockets), ou Transporte Espacial de Lançamento Aéreo usando uma Aeronave Automatizada e um Foguete Inovador, se concentra no estudo de um sistema totalmente automático e semi-automático de lançamento em órbita aérea e reutilizável, para oferecer missões de baixo custo para cargas úteis em órbita baixa, variando de 50 a 150 kg.

O conceito inclui uma aeronave transportadora (reutilizável), lançando a 12 km de altitude um pequeno foguete (consumível), composto por dois estágios com propulsão híbrida e um módulo orbital.

O projeto é coordenado pela Onera e reúne sete parceiros europeus: Bertin e Cnes na França, ETH Zurique na Suíça, GTD na Espanha, Nammo na Noruega, Piaggio Aerospace na Itália e SpaceTec Partners na Bélgica.

Até o momento foram realizadas três campanhas de teste em julho de 2018, maio e julho de 2019, a partir do aeroporto de Saint-Yan em Saône-et-Loire.

Eles usaram um modelo da escala do lançador embutida sob o drone demonstrador Eole (co-desenvolvido pela Onera, Cnes e Aviation Design no âmbito do projeto Perseus). Mas apenas voos visuais podiam ser feitos, o que não permitia o lançamento do lançador em altitude.

O aeródromo de Kourou, na Guiana Francesa, fora de uso desde o reforço do plano Vigipirate no final de 2015, então foi escolhido para uma campanha final. Três vôos foram realizados desde Kourou, entre 4 e 7 de setembro de 2019, incluindo dois fora do alcance visual, sendo o primeiro da Eole.

O último vôo, que envolveu a manobra de liberação a 1.000 metros sobre o Atlântico, durou 22 minutos, validou o sistema, concluindo quatro anos de trabalho.

No dia 24 de outubro, no Congresso Astronáutico Internacional (IAC), em Washington, Nicolas Bérend, coordenador do projeto Altair da Onera, apresentará um artigo coletivo sobre a última campanha de testes da Altair no simpósio, sobre soluções e inovações de transporte espacial: “Sistema de lançamento aéreo reutilizável Altair – Lições aprendidas com experimentos de projeto e voo do sistema”.

Anúncios