Em uma cerimônia com a presença do presidente iraniano, Hassan Rouhani, no sábado, o Irã apresentou seus mais recentes produtos militares fabricados localmente com o apoio do Ministério da Defesa, incluindo o primeiro treinador a jato avançado do país.

O Kowsar (também chamado Kosar), segundo o ministro da Defesa, Brigadeiro-General Hossein Dehqan, além da aplicação em cursos de treinamento de pilotos pode ser usado para missões de apoio aéreo em distâncias curtas e também pode transportar várias armas.

O jato de treinamento foi projetado, construído, testado e padronizado dentro do país, colocando o Irã no seleto grupo de países que gozam de tal capacidade.

C.101
AT-3

Externamente, o Kowsar lembra o taiwanês AIDC AT-3, produzido em colaboração com a Northrop entre 1984 e 1990. Também se parece com o espanhol CASA C.101 Aviojet.


FONTE: Defence Blog

 

Anúncios

16 COMENTÁRIOS

  1. Olha… não tá ruim não….. pra ser treinador está com cara boa.

    Agora, aquela alegoria de carnaval que eles chamam de avião Steatlh…… aquilo é vergonhoso!

      • E já está taxiando.. resta saber se vai fazer mais que isso… na verdade se voar já é algo extraordinário rsrs

        • até uma pedra voa com angulo de ataque e empuxos corretos, mas concerteza aquela alegoria n serve como plataforma de sistema de armas

  2. Pera lá pessoal, campeão do táxi é o Gripinho, por favor respeito ao nosso campeão.

  3. Este que vc postou como AT-3 de Taiwan é o protótipo XA-3 monoplace testado para ataque que não vingou, todos os 60 AT-3 são biplace, mesmo os de ataque.
    .
    AT-3 de instrução.
    . https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:A
    .
    AT-3 de ataque com radar AN/APG-66 do Orion e dois mísseis anti navio HF-2 com 160 km de alcance.
    . http://military.china.com/zh_cn/dljl/image/taiwan
    .
    AT-3 da equipe de demonstração
    . https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/th

  4. Ah ficou legal, nós também temos um mockup, e que custou bem mais caro kkkk

  5. Ficou bonito eh assim que se adquire experiencia , seria de estranhar caso o Ira nao desemvolve-se seus proprios caças , os caras possuem experiencia em manutençao , ehhh ,tiram leite de pedra ( recebem ajudazinha ), vamu ver esta maquina queimar querosene brevemente !

  6. O protótipo do Kowsar deverá voar com dois motores J-85 e aviônicos do F-5B e assento ejetável russo, depois de aprovada a célula serão providenciados aviônicos e motores modernos.
    Apesar de parecer estranho, não é raro se fazer isso.

Comments are closed.