
Desorientação espacial do piloto foi provavelmente a causa da queda de um caça F-35A Lightning II da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) no Oceano Pacífico em 9 de abril, disse o Ministro da Defesa japonês Takeshi Iwaya em 10 de junho.
O ministro considerou “muito improvável” que a aeronave tivesse sofrido um problema técnico, argumentando em vez disso que uma análise abrangente indica que o piloto provavelmente sofreu vertigem, perdendo seu senso de equilíbrio.
Em um comunicado separado a JASDF informou que o piloto de 41 anos, Major Akinori Hosomi, cujas partes do corpo foram encontradas recentemente no mar, pode ter sofrido desorientação espacial quando sua aeronave entrou em espiral no sentido anti-horário a mais de 1.100 km/h.
FONTE: IHS Jane’s
Talvez a verdade já esteja guardada a sete chaves e obviamente nunca saberemos.
Acredito que a essa altura do campeonato não iriam assumir mais um problema do F-35.
"Desorientação espacial" é sempre uma boa desculpa, não fica tão feio. Mesmo se tratando de um piloto de F-35..
Mas enfim, é só especulação..
Fica mais fácil saber.
Se "graundearem" os F-35A do mesmo lote, foi falha do aparelho. Se não, grandes chances de ter sido desorientação mesmo, vai saber se o lance do visor sobrepor imagens da solo (que no momento era mar) não ajudou nisso …
Noticia da época falou que o piloto reportou problemas antes do caça sumiu do radar
https://theaviationist.com/2019/06/11/pilots-spat… tem relatório sobre, o Japão vai treinar doutrina pra impedir isso.
O que está em jogo agora é se o sistema de G_LOCK antcolision não trabalhou como devia.
Mas se fosse problemas no aparelho, eles tinham groundeado a frota.
Eles não tem como ter certeza se foi ou não problema no aparelho, o caça ele está no fundo do mar e sua localização é incerta.
A investigação de qualquer queda começa pela análise de dados de voo e pela análise dos destroços, eles não tem todos os dados de voo e nem os destroços. Sendo assim tudo é teoria.
Na época que os caças foram groundeados eu comentei em outro blog que essa decisão tinha um caráter muito mais político do que técnico, a não ser que os japoneses já soubessem o motivo da queda da aeronave.
Se eles já sabem o motivo da queda eles não compartilharam isso com a mídia eu entendo absolutamente o pq disso. Há muito em jogo.
Porém se eles não sabem o motivo da queda possivelmente ficarão sem saber pois toda a investigação da queda da aeronave ficou comprometida quando o Japão encerrou as buscas pela aeronave. Não sei se alguma empresa foi contratada para fazer a localização do mesmo, só há uma coisa que poderá trazer luz a esse mistério (se que há algum) é encontrar os destroços da aeronave e torcer para que os dados de voo não tenham sido danificados (aliás… aqui mora uma pergunta, certamente o F-35 não tem uma caixa preta assim como aviões comerciais, porém quais dados de voo poderiam ser recuperados junto com a aeronave???).
Apesar do treinamento físico e o acompanhamento rigoroso, todo ser humano pode sofrer um mal súbito, é possível apesar de eu ficar na teoria da conspiração e acreditar que houve algum problema no equipamento.
Bem como o piloto não pode falar e não foi encontrado os destroços então fica a versão do governo.
A aeronave que sofreu o acidente estava liderando três F-35 em manobras de treinamento quando enviou um sinal de "abortar a missão" e desapareceu do radar, disse o ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, a repórteres.
Mudaram a versão ?
Já tinha sido notificado que esse F-35 em específico já fez 2 pousos de emergência devido a falhas mecânicas apresentadas. Eu entendo que toda máquina dá defeito e eles não devem ter escondido isso dos pilotos, mas para o público leigo, é melhor falar isso do que conseguir opiniões negativas ao F-35 no Japão. Imagina você saber que seu país vai gastar bilhões e um caça e que ele dá defeitos. Para a população, o menor dos sinais de problemas já vai automaticamente invocar aqueles que vêem isso e já falam: "tá vendo? Gastamos dinheiro a toa nesse monte de lata velha."
Comments are closed.