Foto do F-35I Adir sobrevoando Beirute, no Líbano, deixou ministros israelenses insatisfeitos.

Altos ministros do gabinete israelense supostamente criticaram o chefe da Força Aérea Israelense, Amikam Norkin, por liberar uma foto e detalhes de um caça furtivo F-35I “Adir” sobrevoando Beirute, dizendo que a medida foi “arrogante”.

Em uma reunião de gabinete realizada na quarta-feira, os ministros condenaram a exibição da imagem como “arrogância desnecessária e exibição”, e também “inadequada e inútil”, com um ministro declarando que é o tipo de coisa que não deve ser revelada nem aos países aliados próximos a Israel, informou o site Hadashot, através de fontes de dentro da reunião a portas fechadas.

Embora o relatório não identificasse quais ministros fizeram os comentários, observou que o ministro da Defesa Avidgor Liberman disse na reunião que a foto foi exibida sem o seu conhecimento, ou a do Chefe de Gabinete do IDF, Gadi Eisenkot.

A imagem foi mostrada por Norkin na terça-feira em uma conferência para comandantes visitantes e vice-comandantes de mais de 20 forças aéreas estrangeiras, revelando que Israel havia usado o F-35 em pelo menos duas missões de ataque, tornando-se o primeiro país do mundo a usar a aeronave operacionalmente.

A foto foi posteriormente transmitida pelo site de notícias Hadashot na noite de quarta-feira.

As Forças de Defesa de Israel negaram o envio da imagem ao site de notícias Hadashot e disseram que não pretendiam que a fotografia fosse mostrada fora da conferência.

Mais de 100 pessoas participaram do discurso de Norkin. Uma fotografia do evento, que foi distribuída pela IDF, surgiu mostrando alguns membros da audiência segurando celulares. Pelo menos dois fotógrafos militares também estiveram no evento.

A fotografia, a partir de um segundo avião, mostra o F-35 voando pela costa libanesa em plena luz do dia. Beirute e seu Aeroporto Internacional Rafic Hariri são claramente visíveis na imagem. Não ficou claro quando exatamente a foto foi capturada.

Foto da conferência realizada pela IAF. (Foto: Israel Defense Forces)

O caça furtivo de quinta geração F-35, que Israel tem atualmente uma frota de nove aeronaves, é considerada uma das aeronaves mais avançadas do mundo, capaz de operar sem ser detectada pelas defesas aéreas.

A decisão de revelar tanto a imagem quanto o uso operacional do F-35, incluindo na Síria, foi vista por muitos analistas de defesa como uma sutil ameaça ao Irã, inimigo de Israel, com o qual está travando uma guerra silenciosa na Síria.

Além do lembrete geral ao Irã da superioridade tecnológica de Israel, a fotografia sobre Beirute também servirá como uma advertência à principal procuração de Teerã, o grupo terrorista Hezbollah, que tem sua sede na capital libanesa.

O chefe da força aérea fez suas declarações a dezenas de comandantes ou vice-comandantes de forças aéreas de todo o mundo que visitam Israel como parte de uma conferência de três dias em homenagem aos 70 anos da IAF.

Israel começou a receber o caça de quinta geração F-35I dos Estados Unidos em dezembro de 2016. As aeronaves foram declaradas operacionais aproximadamente um ano depois.


Fonte: The Times of Israel

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Como diz o Chaves: "Foi sem querer querendo…"
    Em se tratando de Israel fica-se a pergunta: será que "vazaram" e agora estão fazendo todo este teatro?
    E será que a furtividade do Adir funcionou direitinho?

    • Não funcionou. Pode ver pela foto uma das aleta posta à frente da deriva vertical justamente para mascarar a assinatura radar da aeronave.

  2. Se a postura do comandante da Heyl Ha'Avir foi inadequada ele tem de ser exonerado do cargo.

  3. O bibi vende a "mãe" se necessário pra se manter no poder, propaganda então, faz parte.
    As acusações de corrupção contra ele e seu governo era forte, nunca mais ouvi falar….kkkk

  4. Pura propaganda! Uma maneira de dizer aos iranianos e demais malucos de plantão! Não vem não que estamos armados até os dentes, mais do que nunca!

  5. Pura propaganda para impresionar os vizinhos como o Libano e Palestina entre outros concerteza essa foto não vazou sem querer os Israelenses claramente querem mostrar sua superioridade tecnologica

Comments are closed.