Aeronave Beechcraft KingAir 100 da SkyJet Aviation. (Foto: Aeroemploi.ca)

Nesta semana, um drone atingiu uma aeronave comercial em procedimento de aproximação em um aeroporto da cidade de Quebec, no Canadá. Está é a primeira vez que um drone colidiu com aeronaves comerciais no Canadá, disse o ministro dos Transportes, Marc Garneau, durante um depoimento no domingo.

Ninguém ficou ferido no incidente, que aconteceu na quinta-feira 912/10) no Aeroporto Internacional Jean Lesage e envolveu um avião Beechcraft King Air 100 pertencente à Skyjet Aviation, com sede em Quebec.

“Estou extremamente aliviado de que a aeronave tenha sofrido danos menores e conseguiu aterrar com segurança”, disse Garneau em um comunicado.

Havia seis passageiros e dois membros da tripulação a bordo do avião no momento da colisão, de acordo com relatos da mídia local.

Embora a grande maioria dos operadores de drones voe de forma responsável, foi nossa preocupação com incidentes como este que me levaram a agir e a emitir medidas provisórias de segurança que restringem a invasão de drones”, adicionou Garneau. “Eu gostaria de lembrar os operadores de drone que ponha em perigo a segurança de uma aeronave é extremamente perigoso e um delito grave”.

Qualquer pessoa que viole os regulamentos canadenses pode estar sujeita a multas de até US$ 25.000 e/ou prisão. Isso se aplica a drones de qualquer tamanho, usado para qualquer finalidade. Todos os aeroportos, helipontos e bases de hidroaviões são “Zonas Proibidas para Drone” em até um raio de 5,5 km, caso o operador de drone não tenha permissão da agência de transportes do Canadá para operar na área.

O uso de drone aumentou na América do Norte, Europa e China, aumentando preocupações de privacidade e medos de colisões com jatos comerciais, levando a agência de aviação das Nações Unidas a apoiar a criação de um único registro global de drones.

Em 2017, até a data, 1.596 incidentes com drone foram relatados ao departamento, dentre os quais 131 foram considerados de segurança aérea.

3 COMENTÁRIOS

  1. Preparem-se para cada vez mais e mais relatos como esses e até possíveis acidentes.

  2. Estou tranquilo. O Estado vai me salvar. As "autoridades" ajudadas pelos burrocratas encontrarão uma solução. Kkkkkkk

Comments are closed.