hunter drone 750x426 - Drone stealth de combate russo realiza seu primeiro voo
O drone de combate russo “Hunter”, quando realizava testes de táxi. Foto meramente ilustrativa.

O novo drone stealth de combate da Rússia, apelidado de “Okhotnik” ou “Hunter”, completou seu primeiro voo, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia no sábado.

“O primeiro voo do veículo aéreo de combate não-tripulado (UCAV) Sukhoi Okhotnik ocorreu às 12h20 (horário de Moscou) e durou mais de 20 minutos. O veículo aéreo pilotado pelo operador no solo fez vários círculos ao redor do aeródromo a uma altitude de 600 metros e depois aterrissou”, disse o ministério, sem revelar a localização exata do voo de teste.

O Okhotnik tem uma assinatura radar baixa, um esquema aerodinâmico de asa voadora e um peso de decolagem de 20 toneladas. É feito de materiais compósitos e um revestimento de absorção de radar.

EBFsrk7XoAAMNQh - Drone stealth de combate russo realiza seu primeiro voo
O tamanho do drone próximo de outras aeronaves de combate da Rússia.

As especificações técnicas do novíssimo drone ainda permanecem em segredo, embora alguns relatos da mídia sugiram que ele tenha um peso de decolagem entre 20 e 25 toneladas e um alcance operacional de 5.000 km, sendo supostamente capaz de operar a uma velocidade supersônica de 1.400 km/h (870mph).

O ministério ainda não forneceu nenhuma foto ou vídeo do voo. Um modelo do drone foi exibido anteriormente na exposição ARMY-2019 realizada na região de Moscou no final de junho.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Alcance de 5000 km e velocidade de 1400 km/h parecem números um pouco exagerados mesmo o drone tendo dimensões aparentemente grandes comparando-se às outras aeronaves da foto. É esperar pra ver.

  2. Como se vê na primeira foto, o motor do drone é um charuto gigante se projetando para além da fuselagem traseira.
    Isto aí no buscador IR de um míssil guiado por calor deve aparecer igual ao Kremlin enfeitado em noite de natal.

Comments are closed.