Maquete do drone de combate russo S-70 Hunter-B exposta no MAKS 2019.

O novo drone russo S-70 em exibição no MAKS Airshow pode operar de forma autônoma ou em conjunto com o jato furtivo Su-57. Durante a exibição MAKS 2019, uma maquete mostra um drone com melhores características stealth.

O Sukhoi S-70 Hunter-B (Okhotnik-B), veículo de combate aéreo não-tripulado (UCAV), apareceu inicialmente taxiando em janeiro, com seu primeiro voo ocorrendo no início de agosto.

O drone é baseado no UAV stealth Mikoyan Seat projetado anteriormente e engloba algumas tecnologias do jato de caça de quinta geração Su-57. A aeronave poderia atuar como um “leal wingman” controlado por uma aeronave parental, ou seja, o Su-57.

Su-57 “Red 53” com a marca do S-70 na cauda.

Um Su-57 já foi visto com marcas do drone na cauda, indicando que poderia estar sendo testado para esta comunicação entre as aeronaves.

O projeto do Okhotnik é baseado no esquema de asa voadora e incorpora o uso de materiais compostos e revestimentos furtivos, fazendo com que o drone seja pouco observável em voo. Pode voar a uma velocidade máxima de 1000 km/h e ter um peso de cerca de 20 toneladas e uma envergadura de cerca de 20 metros.

A aeronave parece estar equipada com um motor turbofan AL-31 que alimenta Su-27s, ou um derivativo AL-41F melhorado instalado nos caças Su-35S e protótipos do Su-57. Embora o bocal de exaustão do primeiro protótipo fosse convencional e, assim, degradasse suas características baixas e observáveis, a atualização futura poderia ver a exaustão aprimorada, bem como a entrada do motor, como mostrado em uma maquete exposta durante a edição de 2019 do MAKS.

O modelo do avião furtivo exibido no airshow é desprovido de múltiplas antenas, pequenas entradas de ar e saídas de ar, sondas e outras estruturas que podem aumentar sua assinatura radar.

O sistema não tripulado deve comunicar-se de forma confiável com outras aeronaves fora da linha de visão por meio de um link de dados via satélite, para que possa atingir todo o seu potencial.

Anúncios