Helicóptero leve VRT500.

A Rostec, da Rússia, e uma empresa sueca assinaram durante o Dubai Airshow 2019 um acordo envolvendo o fornecimento de dez helicópteros VRT500.

“Assinamos um contrato com a Rotorcraft Nordic AB da Suécia para o fornecimento de dez helicópteros VRT500 em sua configuração básica para fornecimento até em 2023. O equipamento opcional, bem como os detalhes internos e o esquema de pintura exterior dos VRT500 serão determinados após o helicóptero receber o certificado de tipo e certificado de aeronavegabilidade, de acordo com as normas da Agência de Segurança da Aviação da União Européia (EASA). Um pedido de certificação está agendado para este ano”, afirmou a Rostec em comunicado na segunda-feira.

O projeto técnico do programa VRT500 foi concluído com sucesso no início de 2019 e o desenvolvimento da documentação do projeto de trabalho foi iniciado. Os testes do primeiro modelo de voo começarão em 2020.

O VRT500 exposto no Dubai Airshow 2019.

A empresa Ludev Aviation da Malásia manifestou interesse em adquirir 5 aeronaves VRT500 e assinou um contrato correspondente no MAKS-2019 Airshow, realizado em agosto deste ano. Atualmente, a carteira de pedidos dos helicópteros é de 15 unidades.

O VRT500 é um helicóptero monomotor leve, com arranjo coaxial de hélices. A máquina possui uma espaçosa cabine de carga e passageiros, com capacidade para até 5 passageiros, e é equipada com um sistema moderno de aviônicos interativos. As soluções de design do helicóptero permitem atingir velocidades de até 250 km/h, voar até 860 km e transportar até 730 kg de carga útil. O helicóptero foi criado nas configurações de passageiros, multiuso, carga, treinamento, VIP e evacuação médica, disse a Rostec.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS