Um caça MiG-21 pertencente à Força Aérea Indiana (IAF) caiu durante uma missão de treinamento de rotina na cidade de Gwalior, localizada no estado indiano central de Madhya Pradesh, na manhã desta quarta-feira (25/09).

O MiG-21 era uma aeronave de treinamento da IAF. O acidente ocorreu por volta das 10 horas. Segundo fontes, os dois pilotos ejetaram com segurança, informou a mídia local.

Os caças MiG-21 propensos a acidentes foram apelidados de “caixões voadores” por alguns especialistas em defesa, pois estão vivendo muito além de sua vida útil inicial.

De acordo com o Ministério da Defesa da Índia, mais de 400 MiG-21 caíram desde a década de 1970 e muitos deles foram causados por problemas técnicos. Os jatos foram comprados da Rússia na década de 1960.

Durante os anos 80, a IAF introduziu o programa Tejas para substituir os jatos antigos. Mas devido a atrasos, a Índia decidiu estender a Vida Técnica Total (TTL) de seus MiG-21, atualizando seus motores, radares e aviônicos.

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

  1. Aparentemente a India não se importa em colocar seus instrutores de vôo e cadetes em risco iminente de morte. Este avião claramente já ultrapassou sua vida útil, e como diz o texto atualmente não passam de caixões voadores.

  2. Só uma correção: Os mig21 comprados da Rússia na década de 60 foram aposentados . Atualmente não existem mais Mig-21 FL, M, MF e existem muitos poucos Bis voando. A maioria dos caças em serviço é Bison( versão Bis modernizada)que foram fabricados na Índia até 1987.

  3. Apesar de terem conseguido abater um F16 com um Mig-21, estes já deram tudo o que tinham para dar já passou da hora de serem substituídos!

  4. 14 aeronaves militares perdidas em quase 10 meses, somando todos os tipos…

  5. A Índia é tão populosa que é um milagre (ainda bem) não acertar alguém toda vez que cai uma máquina dessas cheia de querosene…

  6. Ainda bem que as nossas latas velhas voam pouco, senão veríamos elas despencarem do céu também.
    Na Índia junta tudo, coisa velha e manutenção precária.

Comments are closed.