O novo avião acrobático RV-14 da Van’s Aircraft, apresentado no EAA AirVenture 2012.

A Van’s Aircrfat trouxe uma surpresa ao AirVenture em Oshkosh, o totalmente novo RV-14 que foi colocado junto ao estande da empresa no evento. O RV-14 é uma aeronave acrobática em kit de dois lugares lado-a-lado, semelhante ao RV-7, mas com uma cabine mais espaçosa e mais espaço de bagagem. A aeronave foi apresentada no primeiro dia do evento, dedicado a comemorar os 40 anos das aeronaves RVs, com uma desfile de todos modelos já produzidos pela Van’s Aircraft, incluindo o original RV-1 que foi doado ao Museu da EAA. Veja a seguir um vídeo do novo avião em voo.

A capota da cabine no formato de bolha proporciona uma grande visibilidade, e tem mais espaço para pilotos mais altos. A asa do RV-14 também é maior que a do RV-10, permitindo que o novo avião possa pousar mais lento que um RV-7 que voa na mesma velocidade cruzeiro.

“Você também pode pensar no RV-14 como uma versão de dois lugares do RV-10 de quatro assentos,” disse Ken Krueger, engenheiro chefe da Van’s. Segundo a Van’s, o RV-14 realizou seu primeiro voo em abril desse ano. Desde então vem passando por melhorias e desenvolvimento.

Krueger disse também que os construtores encontrarão novos refinamentos no kit, que tornam ele mais fácil de ser montado. “O canopi plástico é pré-cortado e a moldura do canopi agora é uma chapa de metal, por isso é mais fácil de ser encaixada”, disse ele. “Existe muito mais trabalho de integração do sistema, tal como passar os cabos e fios, como do sistema de combustível e das linhas de freio. Todas essas mudanças visam torná-lo mais fácil para o construtor, mas ainda sendo flexível.”

A motorização apresentada para o avião RV-14 é um Lycoming IO-390 de quatro cilindros de 210 cavalos de potência, ligado a uma hélice Hartzell de duas pás de velocidade constante. O sistema de escape 4-em-1 torna o motor do RV-14 mais silencioso do que os outros aviões em kit da Van’s, especialmente no cockpit.

Graças ao motor e melhorias aerodinâmicas, o RV-14 com peso máximo bruto de 2.050 libras poderá voar a 193 mph e decolar em 630 metros. O peso vazio é de 1.240 libras, e a velocidade de estol de 56 mph. Com pesos mais leves, o RV-14 pode decolar em apenas 500 metros. A razão máxima de subida é de 1.800 pés por minuto, e a 55% da potência possui um alcance máximo de 938 milhas. Com tanque de combustível cheio de 50 galões, o RV 14 pode transportar até 510 libras de pessoas e cargas.

A Van’s Aircraft espera iniciar a venda dos kits das asas do RV-14 em Setembro, por um preço de cerca de US$ 9.000. Os kits de cauda serão oferecidos na sequência, seguido pelo restante do avião. O preço para um RV-14 pronto deve ficar entre o preço de um RV-9 de dois lugares e o do RV-10 de quatro lugares.

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5 COMENTÁRIOS

  1. O Van's RV-6A Air Beetleé o avião de instrução primária da Nigéria.
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    Antes que alguém sacaneie, depois o aluno voa L-39 na instrução Básica
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    Alphajet na avançada
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    E após Chengdu FT-7NI Airguard para conversão operacional.
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  2. Caro W.Strobel, quem, que "espírito de porco" ousaria sacanear a possibilidade de os pilotos nigerianos pularem do aviãozinho de carrossel, usado para a instrução primária lá, direto para o Alphajet??? Não aconteceria… 😀

  3. gostaria de saber se este modelo e o RV-12 e RV-9 podem receber o paraquedas balístico.
    mto obrigado

    • Eu trabalhei em uma empresa de aeronaves por 8 anos como mecânico de manutenção de celula e neste período eu só vi um RV 9 e para tudo se da um jeito com ajuda de um engenheiro aeronáutico e perguntas no site da Vans, blza!

  4. Olâ pessoal eu montei um RV 14 recentemente e gostei, e é mais fácil te montar que um RV 10 e é uma mistura do RV 10 com RV12 o RV12 e moleza pois usa muito os rebites pop ,mas o RV14 os rebites são estruturais , tenho bastante esperiencia em montagens dos aviões da Vans eu Já montei também RV7 e RV9 e RV8 todos são ótimos.E quem estiver afim de montar um ligue para mim pois estou desempregado (19)995418614

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