EADS H-72A, da U.S. Navy
EADS H-72A, da U.S. Navy

O novo helicóptero H-72A é baseado na mesma plataforma do helicóptero utilitário leve do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army), o UH-72A Lakota.

A EADS North America entregou o primeiro de cinco helicópteros de treinamento H-72A para Marinha dos Estados Unidos (U.S. Navy) ontem, dia 12, deixando mais um marco na produção de helicópteros multi-tarefa para os serviços militares dos EUA.

A frota de H-72A será baseada na Escola de Pilotos de Teste (U.S. Naval Test Pilot School), na Base Aérea Naval de Patuxent River, Maryland, onde será usado para treinamento de pilotos militares dos Estados Unidos e de países aliados. O H-72A compartilha a mesma estrutura e é fabricado na mesma linha de produção do helicóptero utilitário leve do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army), o UH-72A Lakota — ambos produzidos na EADS North America, no Mississippi, a subsidiária americana da Eurocopter.

“Esse não é apenas o primeiro H-72A que nós construímos para Marinha dos EUA – é o primeiro helicóptero produzido especialmente para a missão de treinamento para as forças armadas dos EUA,” disse o Chefe de Operações da EADS North America, Dave Oliver. “A expansão das missões do UH-72A/H-72A demonstraram a adaptabilidade da aeronave num amplo espectro de cenários operacionais. Nós certamente estamos com orgulho da nova geração de pilotos em teste que serão treinados em  versões de helicópteros confiáveis e versáteis.”

Os helicópteros H-72As da Marinha receberam vários equipamentos específicos adicionais para as missões de treinamento dos pilotos – incluindo as portas da cabine que podem ser removidas no ar para aliviar peso, gravadores de vozes e de dados (Flight Data Recorder), um rotor principal com novo kit e um sistema de aviso de tráfego aéreo. Todos os cinco H-72As serão pintados no padrão branco e laranja de alta visibilidade, da Naval Test Pilot School.

Derivados do helicóptero EC145 da Eurocopter, os H-72A da Marinha e os UH-72A do Exército são os mais confiáveis e versáteis helicópteros na sua classe. Eles são equipados com um moderno painel de conceito glass cockpit, e seus sistemas de rotores leves proveem uma segurança, acesso e espaço para manutenção sem paralelos.

O U.S. Army planeja adquirir 345 helicópteros UH-72A até 2016, adicional aos cinco H-72A que estão sendo adquiridos para a U.S. Navy.

Adicional a essa produção de H-72A e UH-72A, a EADS North America está oferecendo uma versão Armed Scout 645 para um requerimento do Exército dos Estados Unidos.

Fonte: EADS North America

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS