Tornado da Luftwaffe sendo modificado para uso da JDAM Laser
Tornado da Luftwaffe sendo modificado para uso da JDAM Laser

Como parte do programa de eficiência em combate, a EADS Military Air Systems tem testado as últimas versões de bombas guiadas a laser nos caças tornado da Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha.

Em uma campanha de testes sobre o Mar do Norte, foram verificados o comportamento aerodinâmico da bomba Boeing GBU-54/ B  (JDAM Laser) instalado sob a aeronave e o comportamento dela no momento da desconecção. Foram feitos três testes de sucesso do lançamento da JDAM Laser a partir do Tornado.

A Military Air Systems (MAS), recebeu em 2008 do Instituto Federal de Defesa, Tecnologia e Aquisições (BWB), o contrato para a adaptação das JDAM Laser para o caças Tornados da Força Aérea Alemã. A Luftwaffe é o primeiro cliente de exportação para estas bombas guiadas modernas da Boeing. As armas também estão sendo preparadas para utilização nos caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea da Alemanha.

A Laser Joint Direct Attack Munition (JDAM Laser) é um novo desenvolvimento da Boeing e combina uma bomba convencional guiada por GPS com um sensor laser. Isso torna possível identificar e atacar alvos diretamente, ou em combinação com um designador laser, incluindo alvos móveis, em qualquer condição de tempo.

Fonte: EADS Military Systems – Tradução: Cavok

Anúncios