Aeronave ATR 42-300 C-GWEA da West Wind.

Um avião turboélice ATR-42-300 da companhia canadense West Wind Aviation, matrícula C-GWEA, caiu no final da tarde de quarta-feira, dia 13 de dezembro, em Font-du-Lac, uma pequena cidade canadense. Todos os 25 ocupantes (22 passageiros e três tripulantes) sobreviveram e foram levados para hospitais próximos da área do acidente.

A aeronave, que fazia um voo doméstico de Font-du-Lac para Stony Rapids, tinha acabado de decolar (pelas 18h15 hora local) quando começou a perder sustentabilidade e altura, caindo no solo a cerca de 1 km do final da pista de decolagem,de acordo com reportagens da imprensa canadense.

Font-du-Lac é uma povoação remota no norte da província canadense de Saskatchewan, com cerca de 900 pessoas. No momento do acidente a temperatura ambiente era de -19ºC.

A companhia já confirmou o acidente e fontes aeroportuárias consideraram que, numa primeira análise, o avião está irrecuperável. As autoridades aeronáuticas canadenses nomearam uma comissão para investigar o acidente.

Bombeiros e socorristas que estiveram no local do acidente consideraram um “milagre” o desastre não ter atingido uma dimensão maior, já que trabalharam entre a neve e o combustível derramado do avião para retirar os feridos. Felizmente a aeronave não pegou fogo, que poderia ter tornado o acidente muito mais grave.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Perda de sustentabilidade, possivelmente por muito peso (passageiros + bagagem + combustível) ou falha no motor?
    Sorte de todos sobreviverem.

Comments are closed.