A aeronave de reabastecimento aéreo/transporte militar KC-390 desenvolvida pela Embraer. (Foto: Junio Pinheiro / Plano Brasil)

A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje, em evento realizado no 49º Paris Air Show, na França, a seleção da Messier-Bugatti-Dowty para fornecer os sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo para equipar a aeronave de transporte militar KC-390.

“A seleção da Messier-Bugatti-Dowty proporcionará a robustez necessária para atender à exigente demanda de aplicações do KC-390”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança. “A experiência desta empresa, aliada a um desenvolvimento altamente integrado com a Embraer, resultará na melhor solução em termos operacionais e de custo de manutenção, contribuindo para a alta competitividade do KC-390.”

O sistema consiste em freios de carbono, unidades eletrônicas (brake-by-wire) e componentes hidráulicos responsáveis pelo controle de frenagem da aeronave, incorporando as funções de frenagem automática (auto-brake) e antideslizamento (anti-skid). O fornecimento inclui ainda rodas em alumínio para os trens principais e auxiliar, o conjunto hidráulico de controle direcional do trem de pouso auxiliar, para manobrar a aeronave em solo, e os componentes hidráulicos para extensão e retração dos trens de pouso.

“Estamos satisfeitos em iniciar esta nova parceria com a Embraer neste ambicioso e inovador programa, contribuindo com sistemas e equipamentos que reduzirão o custo total de operação e aumentarão a confiabilidade e disponibilidade do KC-390”, disse Alain Sauret, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Messier-Bugatti-Dowty.

A Messier-Bugatti-Dowty, uma empresa do Grupo Safran, é líder mundial em sistemas de pouso e frenagem de aeronaves. A companhia atua em todas as fases do ciclo de vida dos seus produtos, desde o projeto e fabricação até o suporte operacional, reparo e revisão. A Messier-Bugatti-Dowty tem parceria com 33 fabricantes de aeronaves comerciais, militares, executivas e regionais e apóia mais de 22 mil aviões, que realizam 35 mil pousos todos os dias. A empresa tem 6.250 empregados na Europa, América do Norte e Ásia.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Nada como um programa levado mpor uma empresa séria e com um planejamento bem feito….

    Já imaginaram se o KC-390 estivesse sendo feito pela EMBRAER dos tempos estatais?

    A agilidade da iniciativa privada aliada ao fato de se buscar sempre o erro zero faz com que o programa caminhe de vento em popa….

    Só temo que na hora de liberar as verbas prometidas e necessárias o governo comece a colocar areia nesse projeto….

  2. Parece que a Embraer já esta fechando todas as parcerias com fornecedores..

    Logo vai dar para começar a fabricação dos protótipos

  3. To pensando em montarum avião aqui em casa,,, mando tudo as peças importadas vir pelo correio, depois parafuso tudo aqui na garagem e por fim reclamo que saiu muito caro o avião, ai tento vende pra alguem cado os fornecedores deixarem.

Comments are closed.