Aeronave de transporte multimissão C-390 Millennium da Embraer.

A Embraer anunciou hoje no Dubai Air Show o nome e a designação de sua aeronave de transporte multimissão, o Embraer C-390 Millennium. Um vídeo também foi apresentado pela fabricante para a nova designação.

A nova designação reflete maior flexibilidade e valor para os operadores que procuram uma aeronave para realizar missões de transporte aéreo e mobilidade aérea, entre outros.

Em 2009, a Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Embraer para projetar, desenvolver e fabricar a aeronave em substituição à sua frota de C-130. As entregas para a FAB começaram em setembro passado.

O C-390 Millennium é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo de ciclo de vida no mercado. Algumas das principais características da aeronave são: maior mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção. Além disso, o C-390 Millennium pode executar uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, lançamento aéreo de cargas e paraquedistas, busca e salvamento, combate aéreo a incêndios, evacuação médica e missões humanitárias. A designação KC-390 será mantida para os clientes que optaram pela capacidade de reabastecimento aéreo.

“Com o C-390 Millennium, poderemos oferecer a solução adequada para nossos clientes, de acordo com suas necessidades específicas”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 é uma aeronave altamente capaz. Sua combinação incomparável de velocidade, carga útil e rápida reconfiguração para operações multimissão são os pilares de sua produtividade notável”.

Voando mais rápido e agregando mais valor, o Millennium é a plataforma ideal para os principais cenários de utilização de uma aeronave de transporte aéreo. Um número minimizado de inspeções e uma filosofia de manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduzem o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Anúncios

20 COMENTÁRIOS

  1. Tinha que ser um nome de pronúncia internacional mesmo. Lembro que o Xingú era uma dificuldade para os estrangeiros pronunciarem (tinha até um anúncio do mesmo, brincando com este fato).
    Alguém sabe o cronograma de entregas para Portugal?

  2. Sinceramente o nome não me interessa muito não, por mim poderiam colocar até de patinho feio que estava ótimo pois pra mim o que interessa mesmo a funcionalidade do avião e cá pra nós esta cor cinza de superioridade aérea ficou ótima e acredito que faria muito mais sentido para o reabastecedor pois aquele camuflado de verde é ridículo sendo usado nos céus se fosse camuflado de azul ainda daria pra pensar mas verde, até parece que o avião vai se camuflar na selva, poderiam usar um pixelado de azul ou cinza mesmo como padrão para todas as aeronaves da FAB e deixa esta verde pra do exército que faz mais sentido.