Um dos caças F-5 adquiridos da Jordânia que está no PAMA-SP. (Foto: Ricardo Pereira / Plano Brasil)

A Embraer começou a adaptar os 11 caças F-5 oriundos da Jordânia comprados por cinco milhões de dólares cada um pelo Brasil para Aeronáutica. Enquanto isso, a briga de gigantes pela licitação de 36 caças de primeira linha para a FAB fica mais apertada até com oferta por uma das três concorrentes, a Being, de avião novo para a presidenta Dilma Rousseff.

Os caças estão no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e apresentam claros sinais de uso em conflitos. “Estão muito destruídos, até com furo de bala ponto 30”, conta uma fonte, que conversou com pessoal envolvido na desmontagem dos caças. “As 11 aeronaves vão passar por um processo de modernização”, informou a FAB por meio de nota. “Serão equipados com um novo radar e equipamentos eletrônicos de última geração, que os tornarão aptos a empregarem armamento mais moderno”, completou a FAB.

POR MAIS 15 ANOS

O investimento nos caças jordanianos é de R$ 276 milhões e, segundo a FAB, permitirá que eles possam ser utilizados pelo Brasil por, pelo menos, mais 15 anos.

O contrato para reforma dos caças é de 2011 e a FAB começa a receber as primeiras unidades prontas em 2013. Elas se somarão a outros 46 F-5 recentemente reformados.

Os F-5 modernizados operam a partir dos esquadrões do Rio, Manaus e Canoas (RS), cumprindo missões de defesa do espaço aéreo e ataque ao solo. Os 46 já em ação poderão ser vistos no 7 de Setembro.

VINDOS DA GUERRA

Fonte diz que os aparelhos de Raio X da FAB no Rio também parecem ter vindo da guerra. O da Base de Santa Cruz foi doado e não está operante nem para exames de rotina.

Outra fonte sugere que as autoridades verifiquem os aparelhos de ar condicionado Cônsul que chegaram à Base de Santa Cruz. Também parecem ter vindo da guerra.

Fonte: O Dia / Marco Aurelio Reis, via NOTIMP

Anúncios

68 COMENTÁRIOS

  1. Este foi o artigo mais doido que eu vi, as células que a Embraer vai modernizar ja foram revisadas pelo PAMA-SP.

    E a conversa dos Raio X e ar condicionados foi demais.

    • Pra não comentar as "balas ponto 30"… Será que não seriam 30mm?

      De qualquer forma nosso país parece estar indo direto pro inferno. Alguém tinha que falar com a Dilma da importância dos novos caças, parece que ela não vê diferença entre os tucanões e os FX-II.

      O Japa-Saito deveria dizer a Dilma que os SU-30 venezuelanos comeriam os bicudos com angu em caso de uma guerra. Deus do céu, alguma solução deve ter pra isso.

      • E esse cara entende algo de aviação? Se bobear é o brigadeiro mais imbecil e passivo da história da FAB.

      • Não sei porque vocês estão preocupados, vivemos em 1 continente em que somos soberano, nunguem seria louco de meter a cara com o Brasil, não há necessidade de gastar dinheiro mesmo.

  2. É isso aí, como a gente achou que ia ser,a vida tão simple é boa, quase sempre, é isso aí………
    A musica da Ana Carolina com o seu Jorge, expressa este tópico.
    Vamos complicar pra quê…. Que venham mais F-5……… è isso aí………

  3. É bom os pilotos começarem os treinos de "como voar sem asas, para Dummies".

    Passo 1 – Como bater asas.

    E tinha gente reclamando do Gripen zero quilômetro.

  4. Aos invés de comprar equipamentos usados em combate, poderiam é enviar estes nosssos políticos pra Guerra. Como sempre digo, o que temos são amadores em posição de poder que jamais seriam admitidos em Estados Modernos. O aparelhamento do Estado feito nestes últimos anos custará ao Brasil um atraso sem precedentes. Demorará duas geração para se limpar cada corredor em Brasília. O mal que o Chavez e a Kichner fazem por seus países custará mais de 50 anos aqueles países, e parece que o Brasil desviou seu curso para o mesmo destas Nações. É lamentável. Policiais matam inocentes em São Paulo, estradas matam estudantes inocentes pelo país e muitos são mortos nas filas dos hospitais a procura de um atendimento justo. Está tudo muito errado e acreditem, não tenho esperanças que isso mudará tão cedo.
    [ ]s

  5. Caraca!!! Esse F-5F tá feio hein?
    Sorte que a turma do PAMA e da Embraer fazem milagres rsrsrsrsr

  6. Que isso, estado deplorável desses F-5 Jordanianos…que vetores eles adquiriram agora ?

  7. Estou mudando minha preferência do Rafale para o Super Hornet, pois o Brasil costuma utilizar suas aeronaves de caça por 50 anos ou mais, e o F18E/F parecem tanques aéreos, que devem durar pelo menos 80 anos. Ainda está mais próximo pois a Boeing prometeu um Air Force One para a Gerentona que perdeu a mão e saiu do armário nos últimos dias, desde a crise do Paraguai.
    Claro se um dia este FX2 sair do papel, pois com professores Federais em greve por 4 meses, acredito que a prioridade do Governo Federal está longe de ser aeronaves de caça para a FAB.
    [ ]s

  8. com tantos F-5 mundo a fora sendo oferecidos como sucata, nao seria interessante a Embraer tentar vender pra paises da America Latina e Africa avioes F-5 modernizados ????

    • Quem vai querer essa mer..a? O que a Embraer faz não é nada muito diferente do que o Chile fez 15 anos antes…
      Sai muito mais barato comprar um F 16 de segunda mão ou um FC 1 chines, mas aqui tem que dar dinheiro para as industrias privadas somado ao descaso do Governo federal em definir o programa FX. A validade de um f5 modernizado é praticamente nenhuma , imagina daqui ha 10 anos. Abraços.

      • Sem contar que tirando o radar grifo o resto tudo é equipamento israelense, país que faz upgrades em caças desde a década de 70, já fez upgrade em mirage, mig 21, f4 phantom e muitos outros, ou seja, o que a embraer faz aí não agrega absolutamente nada de novo!
        é só funilaria…

  9. Enquanto os franceses modernizam o Rafale nós modernizamos essa lata velha ai.

  10. Esses caras querem me matar de rir… Furo de bala, raio-x porcaria, ar-condicionado "de guerra"… Me lembrou uma reportagem sobre os A-4KU comprados pela MB em 1997/1998: haveria quase meio quilo de areia no assoalho do cockpit de um deles. Agora, eu queria acreditar é que os F-5E "dos brima" só foram adquiridos mesmo porque vieram no "pacote" dos anseados F-5F… 😀

    • Somente os fanáticos da MB , incluindo um que eu conheço que usa um gravatar do proprio VF1, acreditam que a MB e seus Skyhawk e o sucatão foram um grande negócio.

      Além desse cara o unico que acredita que a MB é poderosa é o Symon.

      O primeiro que eu citei é daquele blooog laa, famoooso, e gosta de falar com sua galerinha de direitistas que a MB daqui a 20 anos lutará contra os malvados comunistas chineses usando Nimitz-BR, pela gloria da democracia brasileira, da Direita brasileira, e do Vf1…

      Sério, é pra acabar…

      Os A 4 tão piores que esses F 5… e os caras tão crentes que a MB e o sucatão são uma coisa boa.

      Daí quando morre o cara la no sucatão ou quando aparece a imprensa denunciando que tem amianto naquele lixo, vem o Symon aqui dizer que eu não posso falar essas coisas e que serei processado por dizer que tem amianto no sucatão.

      Deve ter amianto ate nos Skyhawk… e na cabeça dos caras que pensam que a MB é uma frota de respeito.

      Vamos Symon, to esperando a citação para responder ao processo…

      • Caro Wagner, independentemente de correntes políticas, houve um gênio da MB que considerou, com grande seriedade, comprar os Harrier então usados em Hong Kong. Imagine hoje o que teríamos em mãos caso essa idéia, tida durante um animado happy hour, sequer tivesse sido analisada pelos britânicos em 1997/1998? Só a BAE veria graça… Os A-4 foram uma burrice júnior. O cara VF-1 é empolgado com a própria sombra. E as implicâncias do Symon não devem ser levadas a sério: ele deve fazer caretas para o espelho e rir… 😀

      • Vc me adora.. 😀

        Só quem me ama assim eh a minha digníssima esposa e olhe lah.. rsrsr

        Mas muito cuidado qdo chegarem um grupo de oficiais superiores da nossa MB para te buscar para prestar esclarecimentos. 🙂

        Porém, com seu alto grau de conhecimento talvez a Presidenta te contrate para Ministro da Defesa. 😀

        • kkkkkkkkkkkk

          Se me contratasse, minha primeira ação seria mandar o Sucatão para os demolidores indianos, antes que mais alguem perca a vida nele, e os A4 antes que algum piloto morra neles.

          Que pena que não serei contratado… ao menos eu salvaria algumas vidas…

          Pq se depender dos genios do alto escalao da MB…

          Boa tarde…

  11. Vamos ver se a minha matemática está boa:

    11 "caças" (entre aspas mesmo) à US$ 5 milhões cada =
    US$ 55 milhões.
    Ao câmbio de 20/07/2012 (R$ 2,022) = R$ 111.210.000,00
    Mais R$ 276 milhões (entendendo que não se incluem os custos de aquisição): total de R$ 387.210.000,00
    Por caça: R$ 35.200.000 aproximadamente = US$ 17 milhões aproximadamente…

    Sem levar outros custos e adendos contratuais, etc…

    Vale a pena??? Por mais 15 anos? US$ 1 milhão por ano por caça a
    título de depreciação… Ou será que depois dos 15 anos vendem para
    outra nação (ou doam, como é comum), reformam por mais 15 ou viram panela???

  12. Mais 15 anos na FAB? Voces tem certeza disso? Alguem avisou os F5 de que eles tem que durar mais 15 anos? Sim porque, que eu saiba, já tem F5 modernizado que esta perdendo o canopy em pleno voo… Esse papo de 15 anos é conerssa de quem vendeu esta ideia de modernização. Não vou discutir os interesses por tras disso… Eu tenho uma sugestão: já que a Fab gosta tanto de F5, tentem trocar os 12 Mirages do GDA por mais tigers, assim pelo menos padroniza. Já que é para esculhambar, esculaxa de uma vez…

  13. Esses F5 são lixo em qualquer parte do mundo, deplorável a situação e louvável que alguém consiga por em condições de voo um lixo desses!

    Agora pense comigo, se a fab compra um lixo desse, imagina os forevis da suíça ahahahaha, acho que em 2030 nós ainda veremos essas carroças por aqui, os EUA estarão indo pra marte e a gente voando Forevis-5.

    Abraça fab você merece!

  14. Essa matéria foi para esculachar com a FAB.E tem alguém que tá passando calor lá na BASC, pra largar essa xaradinha dos ar condicionado, e sem raio x fica complicada a coisa.Pelo visto querem é terceirizar a manutenção pesada. Tá um caco esses f-5, mas se a FAB quiser me doar eu aceito e boto a funcionar essa fubica!

  15. tenho a impressao que quando o Brasil contactou a Jordania mostrando interesse nesses "cacas", o governo jordaniano pensou "eles querem essas sucatas ??? devem querer ou reciclar o aluminio ou pintar e usar como adorno em parque de diversoes, bem , diga-lhes que pedimos 5mil dolares por cada sucata", quando o negocio ja estava quase se concretizando, um tecnico da Embraer ou FAB la na Jordania se empolgou e disse "estou ansioso pra ver essas maquinas modernizadas e voando pra defender o Brasil…", os jordanianos ouviram e entao na hora de fechar o negocio " 5mil dolares??? nao !!! vcs entenderam errado, sao cacas de combate "quase" prontos pra voar, e 5 milhoes cada um…"

  16. Vou escrever pro "Lata velha" do Luciano Huck, pedir uma "guaribada" nos caças da aerolineas FAB.
    Agora falando sério, com esse dinheiro dava para conprar uma meia duzia de Sukoi 35, mais uma oportunidade perdida. A FAB tá sem moral nenhuma com a Dilma.

  17. Que diferença faz a aeronave ter vindo feia, se tivessem dado um banho de tinta teria gente elogiando pela beleza.

    O PAMA-SP revitaliza os F-5 a anos, inclusive com revisões estruturais de grande porte com troca de partes danificados.

    Por isso o que importa é o número de horas disponíveis da célula e se o estado delas permitem modernização, o resto é serviço de rotina realizado a décadas pelo PAMA-SP.

    • feia? essa foto é a mais bonitinha, isso ai era lixo da jordânia!

      A fab tá parecendo vira-lata ahahahaha

  18. Podem servir para substituir os F-5EM que estão perdendo os canopys, mas é aquela história: Não evoluímos nada com a entrada desses F-5E ex-Jordânia.

    A FAB já deveria ter acionado o plano B à muito tempo e agora já deveria ter uma solução encaminhada para substituir os M-2000 do GDA e os F-5EM que começarão a dar baixa já em 2014. Fosse uma solução à "lá modernization" só que com caças mais capazes. Poderia ser os próprios M-2000 que estão lá(se essas células pudessem voar mais 3000 horas), ou F-16 com MLU, ou mesmo Gripens estocados nas cavernas da Suécia. Até mesmo SU-30 de prateleira (seria uma maneira de testar a logística russa).

    Mas qualquer coisa um grau acima dos bons e cansados F-5E.

    []'s

    • Nick,

      O que me "preocupa" é o fato de a fab nem sequer ter um plano B, ou é esse lixo ai ou é fechar as portas ao menos na aviação de caça.

  19. Depois de pronto esses aviões passam voando baixo , quebram uma dúzia de vidraças , muito discurso vai mudar e aí dirão :

    "Mais rápido que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva … é um pássaro, é um avião ?

    Não é o Super F-5 "

    http://www.youtube.com/watch?v=00ylfLqt4eU

    Se não faz é porque não faz, se faz é porque faz, cada pérola que se lê.

    Vamos lutar com o que temos e pronto, se acostuma com isso.

  20. Desconfio que a situação econômica levará o BR a pegar o Gripen, mas so daqui a dez anos… Gripens usados, é claro…

  21. Eu não entendo um coisa: Estamos fazendo manutenções em F5 por quase 40 anos. Pelo visto, temos gente muito competente para fazer isso. Tambem temos engenheiros de sobra. Temos DCTA, EMBRAER e o eskinbau! A avionica, que parece ser o mais difícil, já esta sendo montada no Brasil com ajuda da Elbit. Pergunto: Com tantos anos de experiencia nesta aeronave já não teríamos competencia e conhecimento para desenvolver o nosso próprio projeto? Não estou falando de uma máquina com tecnologia FLY BY WIRE, nem um projeto ambicioso tipo Tejas com turbina própria (kaveri). Estou falando de um simples Clone de F5 que voasse no máximo a mach 1,5 e tivesse a mesma avionica que estamos colocando nos modernizados. Vejam bem, o F5 é um projeto da decada de 50! Não temos competencia para fazer um? Será que não da para fazer uma engenharia reversa ou pagar para quem sabe fazer nos ensinar? Os Israelenses adaptaram turbinas de Phantom nos seus Mirages, eles também criaram um clone de F16, os Chineses tambem o fizeram, até os paquistaneses desenvolveram o JF-17!!! Não temos competencia para fazer um avião de quase 60 anos? Será tão dificil assim? Não temos capacidade de aproveitar um projeto tipo Tiger Shark e fazer um semelhante? Gente, o avião foi inventado por um brasileiro. Esqueceram disto?

    • Também acho, Embraer e o PAMA deve ter os gabaritos do projeto e tudo mais, poderíamos fazer um com a mesma aviônica, radar e datalink, mas colocar outros motores com por exemplo um GE F-141 ou duas Honeywell F124, adicionarmos estabilizadores duplos como o HESA Saeqeh e tanques conformais, mas eu acho que daria sim para colocarmos tecnologia Fly By Wire, seria bem interessante…

      Mas diga mais sobre o Brasileiro que participou do projeto do F-5G Tiger Shark.

      • Avacalha, mas não esculaxa. Deixe o HESA Saeqeh para os Iranianos. Também não falei que um brasileiro participou do desenvolvimento do F-5G, apenas sugeri que devíamos ter batalhado por um projeto próprio "ao estilo" do F-5G, isto é, um F5 Mono, mas com um motor melhor. Se tivessemos abraçado esta causa lá atras, logo depois das entregas do AMX, talvez hoje, já tivessemos algo nacional. Poxa vida, temos inumeros exemplos de nações que partiram para um indigenous fighter, mesmo com embargos. Então? Será que brasileiro só tem criatividade para desenvolver "saidinha de banco", "Fraude no Inss" e outros golpes?

        • Eu falei que achei interessante o desenho iraniano que dá um tom de mais moderno a uma aeronave antiga, a mais da parte do "brasileiro" foi um simples erro de interpretação, não me leve a mal, mas concordo com você nas outras partes…

          Mas não tentei avacalhar, só tentei te complementar sua ideia, que é boa.

    • Pois é colega, tem um vídeo que constantemente é apresentado nos blogs sobre os embargos americanos aos nossos projetos de foguetes ,aviões, etc, em determinado momento deste vídeo o oficial da FAB explica que esses embargos fizeram com o Brasil viesse a conhecer o F-5 MELHOR que os americanos .

      O vídeo é esse, e isso é explicado a partir de 02m45seg :
      http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8&fe

      Acredito sim que tenhamos conhecimento para clonar esse avião de pouca assinatura de radar, alguma coisa não está sendo divulgada,acredito que o FX-2 seria uma espécie de salto tecnológico e salto no tempo, para adiantar as coisas entende??

    • Caro julio. Com certeza o Brasil tem competência técnica para fazer ama aeronave muito melhor que os F-5, mas a ideia cai por terra quando temos uma política de defesa nacional igual a nossa que não passa confiança para ninguém, não tem como. Nenhuma empresa vai se lançar em um projeto para uma nação dessas.

    • engenheiros, cientistas, tecnicos, instalacoes industriais , etc, efim temos tudo isso(nao somos os Top, mas temos o suficiente), mas lembre-se, quem decide as coisas aqui no Brasil sao os politicos, e pra eles o fundamental e uma coisa chamada voto, que e oque faz eles e seus partidos (tanto PT ou PSDB) se manterem no poder, entao eu pergunto, sabendo que o povo brasileiro na sua grande maioria so quer saber de futebol, nao procura ter mais cultura e conhecimento, sabe tudo sobre o Neymar mas nao entende nada de geopolitica, vc acha que os politicos irao investir dinheiro em projetos de alta-tecnologia visando a soberania nacional ou construir estadios de futebol, bolsas assistencialistas, mais e mais concursos publicos, etc ? oque vc acha que da mais votos ? oque vc acha que a sociedade brasileira, sem nenhuma preocupacao com geopolitica, acharia se um governo dissesse que os concursos publicos irao diminuir em 80%, que nao havera novas bolsas assistencialistas, que nao ira mais gastar dinheiro com estadios, e que o dinheiro economizado sera usado pra investir em empresas nacionais que irao desenvolver tecnologias de ultima geracao (tanto na area militar quanto civil)? as pessoas que entram em sites como este, sao justamente as que tem nocao da importancia de meios proprios de defesa pra um pais, mas e um minoria insignificante num pais de 190 milhoes, basta ver que nos sites mais acessados no pais nem existe areas destinadas a defesa, e quando poem uma noticia "Ganso vai mudar de time" em minutos ja tem centenas de comentarios, existe ainda o interesse de grandes grupos nacionais que nao tem ambicao de se tornarem grupos mundiais (como se tornaram as gigantes empresas sul-coreanas em menos de 20 anos) e se associam aos interesses de empresas principalmente norte-americanas pra manter o Brasil sempre refem principalmente dos EUA, basta lembrar que houve um presidente brasileiro (Getulio Vargas) que estava lancando as bases pra um dia o Brasil ser uma potencia mundial e um pais independente, foi no governo dele que se criou o CTA, bem, devido a essas ideias ele sofreu tanta pressao que sabemos qual foi seu fim, muitos no Brasil nao tem ideia da pressao que nosso pais sofre vinda da America do Norte, e uma pressao muito maior que qualquer outro pais sofre no mundo, devido estarmos muito proximos a eles.

    • Acompanho o site há um tempo considerável e nunca senti necessidade de deixar um comentário, mas depois do que vc disse eu precisava dizer alguma coisa. Tocante tudo o que vc disse e verdadeiro também. Amigo, as coisas não são como deveriam ser pq existem pessoas que não querem. Nós brasileiros não somos incompetentes, mas querem que acreditemos nisso. Essa notícia, assim como tantas outras só me faz ter a certeza de que existem forças ocultas e evidentemente organizadas que não querem nosso progresso.

  22. Dona Dilma sabe o que faz provavelmente comprara mais F-5 o que impreciona é os F-5 SEREM VELHOS dos anos 60 porem os mirage dos anps 70 80 não estão suportando isto signofica que os americanos fasem produtos para guentar o tranco, faceis de manter trocar peças,peças reforçadas são imbativeis para construir aviões de combate não tem para ninguem.

    • Dhou

      Avições do mundo inteiro pode durar esse tempo todo.

      O F 5 foi especialmente projetado para ter manuntenção simples e barata.

      É mérito da Northrop.

      MAS NÃO É SUPREMACIA NORTE AMERICANA.

      ESSA SUPREMACIA NÃO EXISTE.

  23. se sair mesmo o avião da Dilma,já fechou,deve ser F-18,né?É triste ver nossa FAB,desse jeito.

  24. Caramba esses F-5 da Jordânia estão um verdadeiro lixo, esse da foto ainda esta bem na foto, tem uns que da até medo de olhar parece que foram comprados em um ferro velho, realmente e lamentável essa imagem, quanto mais vejo as noticias do brasil mais fico decepcionado, pagamos 40% de nossos ganhos em imposto e só recebemos lixo em troca, no brasil tudo vai de mal a pior falamos da defesa mais a verdade é que está tudo abandonado, rodovias, estradas, hospitais, escolas, universidades, cidades…

    Em fim pagamos tanto imposto, e unica coisa que recebemos em troca é lixo de todos os cantos, o sistema se tornou insustentável, porque chegamos em um ponto em que quase metade do que ganhamos e roubado pelo sistema, e volta e meia aparece um FDP querendo nos impor mais impostos.

    Esse caso de 11 F-5S (sucata) terem custado quase 300 milhões, merece investigação, com essa grana era possível comprar 6 SU-30 MK2, e antes que venham falar em doutrina, sistemas de apoio armas e o escambau, pensem que por mais que 6 SU-30 Mk2 custassem 500 milhões com treinamento, armas e logística, seriam 6 células novas, e nem vou comentar o quanto 6 SU30MK2 é superior a 11 F5-S, ninguém do governo ou da FAB é tão burro para não perceber essa simples comparação, que até nós simples entusiastas somos capazes de notar, e só penso uma coisa sobre um absurdo desses, "tem alguns espertinhos ganhando muito com essas modernizações"!

    E antes que venham falar que comprar 6 SU-30 / F-16 / MIG-35 / J-10, seria impossível pela questão de logística e sistemas, porque o pessoal da fab está obituada a sistemas ocidentais, que não temos hangares, que o tio sam não ia gostar, que o plug das fontes de alimentação são diferentes dos ocidentais, blablabla … não venhão com uma historia dessas, porque só pessoas de pouca estima pesão dessa maneira, na fab há profissionais, e profissionais tem que estar prontos para aceitar e se adaptar a mudanças, sejam elas qual forem.

    • Mib,

      Sim, tem coisa estranha no "lata velha" da fab. Alguns estão ganhando muito $$ com isso!

      Quanto a fab, acho que ela entregou os pontos pois seria isso ou fechar as portas, tipo acabar com a fab e manter a aeronáutica se é que me entende….

      Se esses japas e pançudos são fracos assim perante uma corja de comuna maquiados, imagina contra um inimigo, deveriam ensinar na aman aos aspirantes que num conflito jamais deve-se contar com a tal superioridade aérea vindo da fab ahahahahahahah

  25. O que vocês esperam de um governo cujo povo mal sabe escrever direito, a considerar os comentários acima?

    Temos de modernizar os caças que estão a altura de nossa cultura, pois se fossemos cultos o quanto pensamos que somos, não seria modernização, más sim CRIAÇÃO.

    • E em que um comentário como o seu ajuda na agregação de conhecimento sobre o assunto? o que vemos hoje em dia são muitas pessoas "CULTAS" roubando o dinheiro do pessoal analfabeto da periferia, não interessa aos grandes adoradores de pinturas caras e queijo podre, que a população pobre tenha acesso a educação de qualidade, porque a partir do momento que a população tiver conhecimento, começaram a exigir os seus direitos e questionar as ações dos governantes, ou seja para eles de nada serve uma população "CULTA" meu caro professor Pasquale. Os cultos que comem caviar comprado com dinheiro do povão…

  26. O Governo Federal trata a Defesa com o mesmo carinho que tratam as estradas, educação, saúde e segurança. Nos portos são os melhores do Mundo, e as ferrovias nem se fala. E sobra dinheiro para os Cachoeiras, Marcos Valérios, Anões do Orçamento, etc. Dinheiro tem e muito, mas sai pelo ralo da corrupção. Culpa nossa que deixa estas coisas acontecerem de forma escancarada. O cara tem um programa de rádio ou TV e é eleito Senador, Deputado. O cara tem um sobrenome famoso e é eleito. Seu pai foi fulano e este é eleito. O cara é jogador de futebol e é eleito. Por isso sou contra o voto universal e obrigatório. Desculpe, mas a maioria deste povo não tem condições de eleger nem síndico de prédio, quanto menos quem controle estas bufas de dinheiro que saem dos nossos impostos.

    • Realmente tenho que concordar, depois de ver a lista dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, feito por um canalzinho de tv aberta,com Neymar em 20°,Bispo Edir Macedo em 13°, fico pensando esse povo só não é mais burro por falta de espaço, e peço desculpas aos asnos por essa comparação, não tive a menor intenção de ofender o animal que é muito trabalhador.

      É por esse tipo de coisa que nunca vamos ver aviões modernos em nossa FAB, pois Santos Dumont nem sequer apareceu na lista 🙁 tem horas que sinto vergonha de ser brasileiro.

      • Neymar em 20º e Bispo Macedo em 13º?!?!?

        Realmente tirando os próprios integrantes das FAs e alguns entusiastas, ninguém vai ligar se a FAB resolver desativar sua aviação de caça.

        []'s

        • KKKKKKKKKKKKKK !!

          Neymar e Edir Macedo ???

          KKKKKKKKKKKK !!

          Ainda bem que eu escolhi Moscou…

  27. Como disse recentemente o General Heleno: Os caças da FAB só servem para desfile aéreo.

  28. Enquanto isto assistimos nossos vizinhos indo de:
    F-16,Su-35!
    Eta paisinho mequetrefe,e com síndrome de cão vira lata!
    Os cara só pegam lixo!
    Hj sei que talvez vou ser ser criticado pra caramba,mas não tenho do não nenhum pouco de nossas FAS!
    Pois se os generais e comandantes,quisessem realmente mudar a cena eles conseguiam! O que falta também e interesse destes!
    Queria ver se neguinho começasse a usar as mídias sociais para denunciar o que acontece se não teria mudança!
    mas os cara estão nem ai!

    • Roberto

      Vc está absolutamente certo.

      Somente que serve a Washington é que está feliz com a FAB paupérrima com nossos duráveis F 5…

      Mas

      A Embraer merece os parabéns por conseguir fazer esse milagre com esses F 5.

Comments are closed.