N609TR AgustaWestland AW609
Tilt-rotor AW609, registro N609TR / Foto: AgustaWestland

O comando conjunto de aviação (JAC) das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) vai adquirir três unidades do tilt-rotor AW609 da AgustaWestland, que serão empregados em missões de busca e salvamento (SAR).

A seleção da aeronave por parte do JAC dá ao programa um impulso fundamental, principalmente depois do acidente ocorrido no último dia 30 de outubro com o segundo protótipo do AW609 (registro N609AG), que custou a vida dos dois tripulantes.

Com a decisão, os EAU tormam-se o cliente-lançador do tilt-rotor. O anúncio da aquisição foi feito no dia 10 de novembro em uma coletiva de imprensa durante o Dubai Airshow. De acordo com as informações, o JAC começará a receber os AW609 em 2019. O contrato também tem opção para três unidades adicionais da aeronave.

EAU AgustaWestland AW609
O Major-General Abdul al-Hashmi (ao centro) anuncia a seleção do AW609 pelo JAC. Daniele Romiti (à direita), CEO da AgustaWestland, esteve presente na ocasião / Foto: Bill Carey

“A capacidade da aeronave nos  uma flexibilidade operacional entre as aeronaves de asas fixas e rotativas”, afirmou o MajorGeneral Abdul al-Hashmi, que anunciou a seleção.“O AW609 expande nossas capacidades nas missões de busca e salvamento”, concluiu. Daniele Romiti, CEO da AgustaWestland, estava ao lado de autoridades militares dos EAU durante o anúncio.

N609TR AgustaWestland AW609, Foto - Tony Osborne
Tilt-rotor AW609, registro N609TR / Foto: Tony Osborne

O JAC atualmente opera 11 unidades do helicóptero AgustaWestland AW139, que são empregados em vários tipos de missão, inclusive SAR. Com velocidade máxima de 275 knot (aprox. 510 km/h) e alcance de 750 nm (aprox. 1.390 km), o AW609 promete fornecerdobro da velocidade e duas vezes o alcance de um helicóptero convencional.

divider 1

FONTE: AIN

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

15 COMENTÁRIOS

  1. Tanta venda mais ou menos saindo e nada desse EAU comprar ST, aí sim um vetor necessário para o tipo de conflito da região.

    Esse tilt-rotor da Agusta não é o mesmo que deu um "tilt' esses dias e caiu em voo teste, matando piloto?

    • Sobre o acidente, a informação está no artigo, com a indicação do link para o evento, inclusive.

  2. Só um adendo… que é essa boinazinha ridicula do general?! hahahaha

  3. Agora só falta comprar mais aeronaves SAR para fazer o SAR dos AW609. ;p

  4. Verdeira prova de fogo. Vamos começar a contar o prazo até cair o primeiro…..rssss

  5. Todos sabem, acidentes acontecem, ainda mais no desenvolvimento. O AW-609 é muito interessante além de suas características serem boas para uso militar, e guardadas as devidas proporções, uma alternativa barata em relação ao Osprey.

  6. Como uma aeronave que ao meu ver seria apenas utilizada para o transporte de passageiros em viagens comerciais e executivas, poderia ser empregados em missões SAR , se é apenas para localizar algo então que usem um avião com asas fixas, não precisa de capacidade de pairar os helicópteros normais já o fazem ele vai ter gancho, vai poder lançar botes salva-vidas e suprimentos terá farol de buscar , vai empregar torreta com sensores ópticos enfim como vai ser essa versão SAR do AW609 ?

    • É o que informa no vídeo divulgado pelo fabricante, inserido no artigo.

Comments are closed.