Endeavour, pouco após aterrissar no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral. (Foto: Chris O'Meara / AP Photo)

O ônibus espacial Endeavour aterrissou nesta quarta-feira (1º) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos, ao término de sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A nave agora será retirada de circulação.

Após a chegada da Endeavour, que estreou em 1992, haverá apenas mais uma missão antes do fim da era dos ônibus espaciais. A última missão de uma nave norte-americana está programada para 8 de julho, quando a Atlantis seguirá com sua carga de equipamentos e provisões à ISS.

A estação, que tem uma tripulação permanente a 385 km da Terra, é um programa internacional de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.

Com a missão desta quarta, a Endeavour somou 299 dias de operações com 12 visitas à ISS e o transporte de 173 astronautas.

Nesta última missão, a tripulação foi formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Fonte: G1, com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

Anúncios

24 COMENTÁRIOS

  1. o loco!!!! o desenvolvimento tecnológico promovido pela corrida espacial foram desnecessárias??!!! a "des"educação feita no Brasil está dando certo, não precisamos nem do mobral mais……………….

Comments are closed.