Endeavour, pouco após aterrissar no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral. (Foto: Chris O'Meara / AP Photo)

O ônibus espacial Endeavour aterrissou nesta quarta-feira (1º) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos, ao término de sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A nave agora será retirada de circulação.

Após a chegada da Endeavour, que estreou em 1992, haverá apenas mais uma missão antes do fim da era dos ônibus espaciais. A última missão de uma nave norte-americana está programada para 8 de julho, quando a Atlantis seguirá com sua carga de equipamentos e provisões à ISS.

A estação, que tem uma tripulação permanente a 385 km da Terra, é um programa internacional de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.

Com a missão desta quarta, a Endeavour somou 299 dias de operações com 12 visitas à ISS e o transporte de 173 astronautas.

Nesta última missão, a tripulação foi formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

Fonte: G1, com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

Anúncios

24 COMENTÁRIOS

  1. Fim de uma Era…e infelizmente a Conquista do Espaço vive seu pior momento…constantes cortes de verbas…o fim da Guerra Fria foi bom para o Mundo, mas jogou a Humanidade numa estagnação tecnológica. As novas gerações só se preocupam com orkuts e facebooks da vida…as novas gerações parecem nao ter interesse pelo que está acima das nuvens…

    • não esqueça que quem "patrocinou" essa corrida foi o contribuinte americano. Será que HOJE, eles querem continuar pagando pra 12 pessoas irem a lua só pra falarem que são melhores que os outros?
      Será que essa verba não seria melhor para pagar o falido Medicare deles?

      Eu também gostaria que eles pagassem uma nova corrida, pra nós aqui não faz diferença o falido medicare deles. 😀

      • robert, axo q vc não tem noção do que fala….a corrida espacial não foi somente para 12 homens falarem que chegou a lua…..vc sabe o tanto de patente e produtos que foram inventados como co-resultado da corrida espacial!!!…provalvelmente vc já comeu algum produto feito em panelas de Teflon!!!( produto da corrida espacial)…..ow algum dia fará teste em um monitor cardíaco resultado daquela corrida espacial!!!….grande parte dos computadores e sistemas de telecomunicações receberam uma "upgrade" por conta desse período!!!…algumas estimativas dão conta de mais de 20 mil produtos secundários como resultado daqueles anos de intenso esforço, pesquisa e desenvolvimento, para "somente colocar 12 homens e 1 bandeirinha no satélite terrestre"!!!

      • "pra nós aqui…"
        Ê ministério da educação…já está dando resultado a sua política do nivelamento…por baixo.

        Comparar o medicare com todo o resultado da indústria tecnológica norte americana é no mínimo desconhecer o que essas "12 pessoas" foram fazer na Lua…no mínimo.

  2. A Endeavour era a mais nova de todas né? Mas não ia ter uma missão com a Discovery ainda?

  3. é verdade giordani…….muito bom comentário…..a epoca da guerra fria foi uma das fases mais prolíficas para a humanidade em termos de avanço tecnologico!!!(que o diga os setores aeroespacial!!!)…será que a china vai causar uma nova guerra fria????….esperar pra ver

    • …e os states, será que vão vencer novamente (rsrsrs)??????……………………

  4. Devemos nos colocar em lugar ainda nao conhecidos totalmente,
    Vamos fazer com que o mundo seja somente um apartamento de aluguel,
    Vamos descobrir novas maneiras de conseguir agua,casa,energia!
    Devemos colocar a nova geração para fora de redes sociais,e sim para dentro do descobrimento,da invação,da fascinação!

    Nós devemos incentiva-los(as)

    Efraim…

  5. Pra que mesmo o homem gasta bilhões de dólares só para ir pro espaço?

    Ah sim, pra falar que foi…

    Fala sério, a gente tem problemas mais sérios na Terra, e acho que essa devia ser nossa prioridade.

    Vi num documentário da Discovery que o homem sabe mais do universo do que do núcleo da Terra.Por acaso o universo causa terremotos/tsunamis/erupções vulcanicas catastróficas?

    Dinheiro jogado fora.

    Que fique claro que eu não sou contra satélites ou coisas do tipo, mas ISS e viagens à Lua, isso é ridículo.

    • Amigo, os fenômenos que aqui ocorrem, como por exemplo, Tsunamis, existe na vastidão do Espaço…hoje sabe-se que quando uma estrela explode, ela libera tanta energia, ao melhor estilo de uma tsunami, no espaço-tempo ao seu redor…conforme foi apresentado pelo tal documentário…

      "Pra que mesmo o homem gasta bilhões de dólares só para ir pro espaço?
      Ah sim, pra falar que foi…
      Fala sério, a gente tem problemas mais sérios na Terra, e acho que essa devia ser nossa prioridade."

      Há 500 anos quando os homens se lançavam ao mar, na busca por uma nova rota até as índias e para "saber" o que havia além do horizonte, muitos diziam: "Pra quê voces querem ir lá, quem sabe não resolvemos nossos problemas aqui…"

      Porquê o Homem consquistou o planeta Terra? Porque Deus assim o quis? Claro que não! O homem é um Primata e a principal características desses seres é justamente a curiosidade…o Homem que não sonha, vegeta! O Homem estagnado é Homem inútil…

      Os mesmos que criticam a conquista do espaço são os mesmos que se locupletam com a tecnológia proveniente da Corrida espacial, desdenham, mas não vivem sem computador, celular, TV, satélite, tênis de alta absorção de impactos, jaquenas de tecido fino mas resistente ao frio…e por aí vai…me indigno com tais pensamentos e talvez aqui nem seja o espaço ideal para um debate deste tipo, mas criticar a conquista espacial é o mesmo que os "ecologistas" estão fazendo contra as usinas nucleares, pregam o fim delas mas nada falam quanto a queima de combustíveis fósseis! São contra usinas nucleares mas a favor de hidrelétricas?!?!?! As hidro são devastadoras de meio ambiente! O Futuro é a energia atômica, mas…me desculpem o desabafo…é muita incoerência…

      • "Tsunamis, existe na vastidão do Espaço…hoje sabe-se que quando uma estrela explode, ela libera tanta energia, ao melhor estilo de uma tsunami, no espaço-tempo ao seu redor…conforme foi apresentado pelo tal documentário…"

        Fascinante.E saber disso ajuda a humanidade de que forma?Espere, não ajuda.

        Me desculpe,mas eu não vejo como saber que o Sol vai um dia ( daqui a milhões de anos, é bom que se diga) "explodir" e engolir a Terra ajuda a nossa vida.Ou saber que a explosão de alguma estrela milhões de anos luz daqui vai gerar uma onda de radiação que vai exterminar a vida na Terra.Saber disso não nos protege desses eventos, SE, ainda estivermos vivos até lá.

        Desabafo perdoado :D:D

        • A nossa vida não, mas das gerações futuras sim e quanto ao sol explodir, saiba, que as constantes explosões solares, afetam todos os satélites e que uma grande explosão solar(compreenda, que a dita explosão é uma ejeção de matéria da coroa solar, o colapso da estrela só ocorrerá dentro de 5 bilhões de anos…) pode queimar todos os chips existentes…devolvo a pergunta: Como isso afetará a nossa vida?

          Vida Longa e Próspera.

          • Não afetará.Saber desses eventos não nos protegem dele.

            A menos é claro que se desenvolva alguma material que resista a cargas de temperatura e radiação astronomicas.Mas esse material poderia ser desenvolvido para outros propósitos, com as mesmas propriedades.

            'Que fique claro que eu não sou contra satélites ou coisas do tipo, mas ISS e viagens à Lua, isso é ridículo.'

            Como eu disse, eu não sou contra satélites(são muito úteis) e a tecnologia envolvida neles( como a dos materiais por exemplo), embora deva haver jeito mais barato de se desenvolver isso..Mas não vejo utilidade na ISS e em viagens à Lua ou a Marte.

  6. Nem vou comentar os comentários dos que "acham" besteira a ida ao espaço.

    até pq o comentário do João carlos 01/06/2011 às 12:06 PM foi Brilhante.

    se não concordam, voltemos a usar sapatos e tecidos naturais ao invés de tênis e vestuário sintéticos.

    grande abraço.

    • Toda essa tecnologia poderia ter sido descoberta sem as viagens ao espaço.
      Aliás, que jeito caro de inventar as coisas não?

      • nossa bruno, qto besteira vc está dizendo….esta falando pra gente não investir em setores de altíssimas tecnologia, que são a vanguarda do desenvolvimento tecnologico do planeta!!!!

        • Não, eu disse que há outra formas certamente mais baratas de se desenvolver essas coisas.A corrida espacial gerou a necessidade desses bens, isso é inegável, mas cedo ou tarde essa necessidades apareceriam( ou outra, que necessitase da mesma solução).

          Eu me reservo o direito de dizer besteiras 😀

      • Sim, poderiam Bruno. Mas lembrando que a necessidade é a mãe da invenção, provavelmente não teriam sido inventadas ainda, pois não havia necessidade para tal (coisa que no espaço existia).

  7. sim. A inovação, o conhecimento, o poder, estes, custam caro. Aos escravos, aos ignorantes, só resta isto, contemplar e resmungar, praguejando contra as maravilhas que essas cabeças vazias e esses olhos cegos não enxergam e percebem.
    Outro dia comemoramos os 50 anos da ida de Gagarin ao espaço. estamos vendo o fim de uma era em que o homem se superou das formas mais inacreditáveis, corroborando as visões dos visionários da antiguidade e dando a nós capacidades impressionantes e definitivas. Tudo o que temos de mais poderoso, importante, essencial e cotidiano ao nosso redor tem menos de cem anos. Toda nossa tecnologia deu um salto fantástico desde o começo da corrida espacial. Pelo menos nao precisamos despejar milhões de mortos em covas para adquirir esta tecnologia.
    Sim, é um jeito caro de se inventar as coisas. Mas prefiro este do que outros. Nem sou fâ dos EEUU, mas é um atraso lamentável o sistema de shuttles ser desativado. Parece um retrocesso. Lembro da Mir, da união dos países em torno da ciência que levou à ISS… acho que este seria um caminho – a NASA, a ROSCOSMOS e a ESA se unindo em torno deste objetivo comum. Mas nestes dias de hoje em que até pretendem acabar com o euro… tudo volta para trás…

  8. so uma frase define essa situação:
    "o fim de uma era"

    q as novas capsulas possam substituir a contento os onibus.
    esperamos q as capsulas privadas [americanas] e a nova soyuz
    possam fazer oq estes velhos guerreirosp fizeram para a humanidade.
    pena, q enquanto nao tivermo um foguete mais potent, nao poderemos
    fazer mais um hubble ir para o espaço.

    nem vou comentar os trools, q so tao usando a internet [herança da guerra fria] via celular [+ guerra fria] por q este usa satelites espaciais [herança do espaço!]

    abraços!

  9. Entao ta, as viagens espaciais foram desnecessarias, entao e' por isso que nosso rojao ainda rasteja na areia quente,tem muito acefalo tupininquim que tambem tem diarreias encefalicas no ambito politico!

  10. o loco!!!! o desenvolvimento tecnológico promovido pela corrida espacial foram desnecessárias??!!! a "des"educação feita no Brasil está dando certo, não precisamos nem do mobral mais……………….

Comments are closed.