santos-dumont-rj_1se6dc0svno0w10ctu54juifzwIncidente será investigado pela Aeronáutica.

O comando do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Aeronáutica, informou que vai investigar um incidente que aconteceu na manhã da quinta-feira (14), envolvendo um grupo de pedestres que cruzou parte da pista na cabeceira do Aeroporto Santos Dumont provocando a interrupção de pousos e decolagens. Pelo menos uma aeronave teve que abortar a decolagem e outra arremeteu.

O tenente-brigadeiro Carlos Voyk de Aquino, diretor-geral do DECEA, disse que as circunstâncias da invasão serão investigadas.

Para o militar, não houve falha no sistema. Incidentes dessa natureza não são comuns e vai ser investigado. A falha foi dos usuários que não obedeceram ao aviso de parar.

AEROPORTO-SANTOS-DUMONT-Rio-de-JaneiroO incidente aconteceu enquanto uma coletiva de imprensa com os comandantes do DECEA, do III COMAR e do ComDaBra para falar da segurança que a Aeronáutica irá implantar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Todos estavam reunidos quando a informação do incidente chegou.

O piloto de um avião da TAM que se aproximava da pista para pousar percebeu o risco e comunicou a Torre de controle que iria arremeter. Imediatamente, o comando do controle aéreo do Santos Dumont determinou que as decolagens fossem suspensas. Um avião da Avianca que já estava na pista, interrompeu a decolagem.


FONTE: O GLOBO via G1

 

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Já passei por ali! ali não tem controle nenhum de acesso, é solto mesmo… só uma cancela… aí o pessoal vai tirar selfies na cabeceira, tal…

  2. O único acesso a Escola Naval é passando pela cabeceira da pista principal do Santos Dumont, eu me lembro que quando era cadete e fui visitar a EN na saída ficamos esperando um Electra pousar, passando a poucos metros do nosso grupo. Tem avisos para esperar afastado e uma sinaleira, mas a emoção é legal. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:A

  3. Isso ai aconteceu comigo, na realidade a notícia tá meio errada, eu vi o pedestre invadir a área de segurança ao ingressarmos na pista já autorizada a decolagem, ele ignorou a cancela e a nossa entrada na pista, estava de fones de ouvido e olhando para o avião, ao alinharmos com a cabeceira o rapaz continuava a caminhar para a área do jetblast atrás do avião, se decolássemos ele certamente não estaria mais entre nós. Avisamos a torre que até ele ser retirado de lá não havia condições de decolar. Foi aí que a torre instruiu o TAM a arremeter, que estava bem longe, lá na altura do maracanã, certamente ele não viu o pedestre de lá como diz o texto. Logo em seguida uma viatura da infraero apareceu e retirou o rapaz da área de segurança. Agora estou abismado como a noticia correu rápido… Isso aconteceu hoje cedo, chego no hotel e me deparo com nosso vôo no jornal…

Comments are closed.