O caça CF-18 Hornet que estará no Brasil no mês de maio. (Foto: CAF)

A Equipe de Demonstração Oficial CF-18 das Forças Armadas Canadenses retorna para a temporada de apresentações aérea de 2012 com uma missão: oferecer performances espetaculares ao longo do ano. E em 2012, a equipa participará de 15 shows aéreos no Canadá, incluindo dois na região Norte do país (Yellowknife e Inuvik), quatro shows nos Estados Unidos, bem como a primeira implantação na América do Sul, quando a equipe estará presente no Aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, nos dias 12 e 13 de maio, na Academia da Força Aérea em Pirassununga, interior de São Paulo.

A Equipe de Demonstração CF-18 personifica a excelência necessária para manter a Real Força Aérea Canadense (RCAF) entre as melhores organizações de aviação do planeta. A experiência e a dedicação exigida pela equipe, desde o piloto até as equipes de manutenção, passando pelos seus coordenadores, reflete o profissionalismo de todos os aviadores e aviadoras do Canadá.

Este ano, o tema do CF-18 Demo Team é: O Norte Verdadeiro Forte e Livre. O piloto para a temporada 2012 é o Capitão Patrick “Paco” Gobeil, que vem do 425° Esquadrão de Caças Táticos, Les Alouettes, de Bagotville, Quebec. O Capitão Gobeil possui mais de 4.000 horas de voo, sendo 3.000 em jatos de alto performance.

Como no Hino Nacional do Canadá, um “Norte Verdadeiro Forte e Livre” fala com a magnificência do Norte do Canadá e para o canadense resolver demonstrar uma presença visível noe exterior e ter a capacidade de defender o país no território ártico. A RCAF tem um papel importante no Norte; operando na região numa base regular realizando a soberania aérea, reconhecimento e patrulhas de vigilância, a realização de operações de busca e salvamento, defesa do espaço aéreo do Canadá e dos Estados Unidos através de nossos compromissos com a NORAD, e permitindo que operações como a Operação Nanook, Nunalivut e Nunakput.

Para incorporar este tema, este ano a Equipe de Demonstração Hornet irá exibir uma arte na cauda e no dorso com 13 flocos de neve que representam as distintas províncias e territórios do Canadá, bem como as 13 Alas em todo o país. Criado pelo veterano diretor de design gráfico Jim Belliveau do Esquadrão 410, em Cold Lake, Alberta, cada floco de neve representa também um tema original do norte.

A equipe CF-18 Hornet do Canadá deve partir de Cold Lake no dia 8 de maio e retornar no dia 28 do mesmo mês. Estão previstas outras apresentações pela América do Sul, mas os locais ainda não foram divulgados.

O Cavok fica feliz com esta notícia e espera que mais esquadrões no mundo confirmem suas presenças no anveirsário de 60 anos de nossa Esquadrilha da Fumaça.

Anúncios

19 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pela resposta Valduga. Sinceramente bateu uma tristesa… Mais uma vez tenho que elogiar o cavok sensacional. Abraço.

Comments are closed.