Caças F-16 da Base Aérea da Guarda Aérea Nacional de Andrews partiram para interceptar uma aeronave que inadvertidamente passou informações erradas para o controle de tráfego aéreo nos EUA. (Foto: Kris Klop)

Um avião de carreira perdeu contato com a torre de controle quando o piloto inadvertidamente colocou seu rádio na frequência errada, levando ao acionamento de aviões de combate e à retirada de pessoas do Capitólio, informaram autoridades neste sábado.

O porta-voz da Administração Federal de Aviação (FAA) Jim Peters disse que a agência está revendo o “erro de retorno do piloto”. A perda de contato via rádio quando o avião se aproximava da capital nacional dos EUA levou autoridades a esvaziarem os prédios da Câmara e do Senado.

O voo 4352, da companhia aérea Piedmont, viajava de Hilton Head, na Carolina do Sul, com destino ao aeroporto nacional Ronald Reagan, em Washington. A aeronave perdeu contato por rádio com os controladores de tráfego aéreo em uma área de radares na Virgínia por cerca de 15 minutos, disseram representantes da FAA.

Aviões de combate F-16 foram acionados na base aérea de Andrews, mas o avião de passageiros conseguiu restabelecer contato via rádio e pousou no aeroporto de Washington como previsto, informou Stacey Knott, porta-voz do Comando de Defesa Aerospacial da América do Norte.

A ordem para esvaziar os prédios do Congresso americano foi dado por volta das 13h30 (16h30 em Brasília), e suspensa cerca de meia hora depois, quando o avião aterrissou.

Autoridades e a companhia aérea investigam o incidente.

Fonte: AP, via NOTIMP

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. Caramba… eles não tem a frequencia de emergência, igual
    aqui? Com1 no controle e Com2 na emergência. E Com2 nunca muda. Não
    acredito que os caras, com a paranóia toda de segurança, não tenham
    um procedimento simples e eficaz assim.

  2. Pensaram em quase tudo so que complexo de mais ai gera este problemas. Soluções imples também geram bons resultados.

  3. Não querem pagar pra ver de novo o ocorrido em 11 de Setembro. Cachorro ofendido por cobra, tem medo de lingüiça, hehehe!!!!!!

  4. Daqui a pouco roubam um F22 e acertam o Pentelhágono de novo….kkkkk 😀

  5. Duas coisas foram claramente mostradas neste episódio, primeiro o 11 de Setembro ainda esta forte nos sentimentos na angústia de tudo aquilo voltar a ocorrer, segundo mostra que eles estão atentos.

    Diferente daqui que um piloto executivo experiente voa por mais uma hora com o transponder desligado e ninguém no controle percebe.

Comments are closed.