Um Airbus A320 da companhia aérea Air Canada.

Um avião Airbus A320 da Air Canada evitou por pouco o que seria um desastre após quase ter pousado em uma pista que tinham outros quatro aviões enfileirados, em San Francisco (EUA), na última sexta-feira. Seria, possivelmente, o maior acidente da história da aviação pelo número de aviões envolvidos, todos carregados com muito combustível e cheios de passageiros.

Segundo a CBC News, um comunicado da Federal Aviation Administration informou que o avião A320 do voo AC759 da Air Canadá, que vinha de Toronto, foi liberado pela torre de comando para aterrissar na pista 28R um pouco antes da meia-noite.

“Entretanto, o piloto inesperadamente mudou para a pista de táxi C, que é paralela à esta pista”, informou o mesmo comunicado. “O controlador do tráfego aéreo teve de intervir. O avião acabou fazendo uma nova aproximação e aterrissou sem nenhum incidente”.

Em uma gravação de áudio das conversas entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos, o piloto da Air Canada conta ao controle de tráfego aéreo que ele viu outras luzes na pista antes de ser informado que não existiam outros aviões na 28R. Quando o controle de tráfego aéreo percebeu que o avião foi se dirigindo para a pista de táxi, ele rapidamente o direcionou para dar uma volta e se depois aproximar novamente.

Na gravação, um piloto da United Airlines aparece dizendo: “United One, Air Canada acabou de voar diretamente sobre nós”. Outra voz disse: “Onde está esse cara? Ele está na pista de táxi”, demonstrando o susto com a situação. Um dos pilotos que estava na pista, esperando para voar, disse, sem entender: “O Air Canada voou por cima da gente”.

Sobre as dimensões do acidente, o site Mercury News entrevistou um especialista, que explicou: “Se isso aconteceu, ficamos perto do maior acidente da história da aviação”, afirmou Ross Aimer, ex-capitão da United Airlines e comandante da organização Aero Consulting Experts. “Se você imaginar uma aeronave colidindo com quatro outras, cheias de combustível e passageiros, pode imaginar quão horrível teria sido.”

A Air Canada afirma que está investigando o caso. “O voo AC759, de Toronto, preparava-se para pousar em San Francisco na sexta-feira, quando teve de voar no entorno do aeroporto. A aeronave pousou sem incidentes. Estamos em investigação sobre as circunstâncias e ainda não há informações adicionais”, disse a empresa, em nota à CBC.


Fonte: CBC, via UOL

11 COMENTÁRIOS

  1. Um action plan válido na minha opinião (dentro de outros vários): que as pistas de táxi não sejam tão próximas das de pouso e decolagem que permitam um piloto confundi-las!

      • As cores são totalmente diferentes.
        O interessante é que o pouso deveria vir sendo feito por instrumentos (ILS). Ou seja, o guerreiro veio pra pouso visualmente??

        • Absolutamente normal que em bom tempo ao ter contato visual com a pista tenha prosseguido visual para pouso.
          Mesmo com tempo encoberto, ao sair da camada de nuvens e avistar a pista o piloto pode seguir visual.

          • Pois é, mas geralmente quando alinhado, né?
            De qq forma, é um erro complicado demais na área.
            Lembrei agora do Harrison Ford "pousando errado" em condições visuais diurnas. Ali foi f…

  2. Isso é não é tão raro de acontecer, um C-95 da FAB ja pousou na pista de taxi do Santos Dumont e bateu em alguns aviões estacionados.
    A pista de taxi tem luzes azuis para evitar a confusão, provavelmente ele viu os farois de pouso e confundiu com a pista principal.
    Com certeza não perde a licença por isso.

  3. Nossa, que susto em. Agora fica a pergunta, os aviões não tem aquelas luzes de indicação intermitentes? Quatro aviões enfileirados com essas luzes piscando não seriam de fácil visualização? Essas strobe lights ficam ligadas na pista de taxi? Alguém sabe?…No link abaixo, mostra uma aproximação noturna neste aeroporto. A qualidade não é das melhores, mas a partir dos 30 segundos da para ver claramente a indicação da pista acessa na cabeceira, na cor vermelha e amarela.
    https://www.youtube.com/watch?v=rNMtMYUGjnQ

  4. Ah, em terras brasileiras, em 2006 um A340 da TAP pousou erroneamente numa taxiway de GRU.

  5. Estes tipos de erros sempre vão acontecer, se hoje com o GPS ainda se pousa no aeroporto errado, enquadrar a pista de taxi na final é fichinha.
    .
    Azul no aeroporto errado
    . https://m.youtube.com/watch?v=WLnZeSkZj9Q
    .
    Boeing Dreamlifter no aeroporto errado.
    . http://exame.abril.com.br/mundo/jumbo-pousa-em-ae
    .
    C-17 no aeroporto destinado ao aeroclube e pequenos aviões, este aeroporto tem uma pista com 1036 metros, quase 300 metros a menos que o Santos Dumont.
    Pouso: https://m.youtube.com/watch?v=nkuqsd_tRHw
    .
    Decolagem: https://m.youtube.com/watch?v=wi58Ds3Krgw

Comments are closed.