Satélite que contribuiu para pesquisas sobre a magnetosfera ainda está funcionando.

Um astrônomo amador encontrou um satélite dos EUA que estava perdido há 12 anos no Espaço. A descoberta foi confirmada pela NASA na última terça-feira (30).

O satélite Image foi lançado ao Espaço em março de 2000. O contato com ele foi perdido inesperadamente em dezembro de 2005.

O astrônomo amador Scott Tilley reportou sua descoberta à NASA em meados de janeiro, e a Agência Espacial americana realizou testes com cinco antenas diferentes para verificar se, de fato, os sinais de radiofrequência do objeto eram do Image.

Os dados capturados foram analisados e confirmaram que se tratava mesmo satélite perdido. A NASA também constatou que o aparelho ainda está funcionando.

Durante os cinco anos em que manteve contato com a Terra, o Image enviou dados que levaram a cerca de 40 descobertas sobre a magnetosfera (campo magnético), de acordo com a NASA.


FONTE: NASA via G1

1 COMENTÁRIO

  1. Ele merecia um prêmio por isso! Não fala nem em dinheiro; quem sabe uma visita à sede da NASA, um tour especial. Quem sabe até um estágio lá por uma semana…

Comments are closed.