Astrônomos do Reino Unido afirmam que encontraram o módulo lunar da Apollo 10, perdido há 50 anos no Espaço. E sugerem uma missão de resgate.

Uma equipe de astrônomos britânicos acredita que eles podem ter localizado o módulo lunar da missão Apollo 10 da NASA – cinquenta anos depois que a tripulação liberou a nave em uma órbita perpétua ao redor da Lua.

O módulo lunar é uma das maiores relíquias sobreviventes da história da Conquista do Espaço pelo Homem e os cientistas querem encontrar uma maneira de recuperá-lo enquanto ele orbita a 15.200 m acima da superfície lunar.

Após a histórica missão da Apollo 10 (o ultimo teste antes da Apollo 11), onde Thomas P. Stafford, John W. Young e Eugene A. Cernan levaram o módulo de Comando Charlie Brown e o módulo lunar Snoopy a Lua. Os astronautas Stafford e Cernan voaram com o módulo lunar a apenas 10 km sobre a lua, descartando o estágio de descida do módulo lunar e retomando a altitude com o estágio de subida. Esta parte do ML é que os astrônomos britânicos afirmam terem localizado.

Após atracarem no módulo de comando da Apollo 10, o que sobrou de Snoopy foi descartado na órbita da lua, uma prática que se tornou normal, com exceção da Apollo 13. O histórico Eagle, o módulo lunar da Apollo 11, após o descarte, foi jogado contra a lua para testar os sismógrafos que foram implantados na superfície. As ondas de choque reverberaram por 3 horas, algo que mesmo hoje, ainda não foi explicado, dando grande força a hipótese da lua oca.

Na época da missão, em 1969, Tom Stafford, informou a Houston (centro de controle da missão) que a tripulação havia perdido completamente a visão do módulo depois de descartá-la de seu módulo de comando.

Acreditava-se que Snoopy estava perdido para sempre, embora a busca tenha intrigado muitos na Terra que achavam que um dia poderiam encontrar essa minúscula agulha num palheiro cósmico.

Com apenas quatro metros de largura, sempre seria um tiro cego, mas Nick Howes, um membro da Royal Astronomical Society, juntamente com os lendários controladores de voo, especialistas em dinâmica espacial e astronautas do programa Apollo, passaram vários anos em uma busca calculada pela nave.

Todos os outros estágios de subida dos módulos lunares da Apollo foram propositalmente destruídos, seja queimando na atmosfera da Terra ou colidindo com a lua. Isso faz do Snoopy a única espaçonave norte-americana outrora tripulada ainda no Espaço sem tripulação.

Quando você está procurando por algo com quatro metros de largura e os últimos dados confiáveis que você tem são de 50 anos atrás, é um pouco complicado. Era um estranho objeto, anômalo na órbita e exatamente o tamanho certo”.

A equipe agora acredita que eles podem trazer Snoopy de volta para à Terra. Ele disse que alguém com experiência espacial, como Elon Musk da SpaceX, seria um candidato natural para trazer Snoopy de volta pra casa.

Para recuperar um módulo lunar que está intacto seria, eu sinto, muito especial. A qualidade da engenharia que entrou no programa Apollo provavelmente significaria que, se a energia fosse restaurada, você poderia até mesmo reativar alguns dos sistemas. O que eu espero é que alguém como Elon Musk possa desenvolver algo e capturá-lo e trazê-lo de volta”.


Com informações do jornal Daily Mail e Express


NOTA DO EDITOR: Segundo a Teoria da Conspiração, a missão Apollo 10 foi a missão para pousar na Lua, mas algo deu errado na descida.


NOTA DO EDITOR²: Se a missão Apollo 10 foi ou não uma missão falha a pousar na lua o fato real é que ela quase terminou em tragédia. Após acionar o motor do estágio de subida, a nave entrou num rolamento quase incontrolável. O quê ninguém previu nas simulações era que o motor de subida partia de um ponto com velocidade zero e não de uma plataforma com deslocamento horizontal. Cernan teve muito sangue frio para estabilizar o módulo sem consumir o precioso – e pouquíssimo – combustível dos jatos de manobra.


OVNIs na Lua? Clique aqui para saber mais.

Anúncios