A China lançou um satélite de transmissão projetado para estabelecer um elo de comunicação entre a Terra e uma sonda lunar planejada que explorará o lado oculto da Lua.

Citando a Administração Espacial Nacional da China, a Agência de notícias Xinhua informou que o satélite foi lançado às 5:28 (2128 GMT de domingo) em um foguete Longa Marcha-4C do centro de lançamento de Xichang, no sudoeste do país.

O lançamento é um passo fundamental para que a China concretize sua meta de ser o primeiro país a enviar uma sonda robótica para o outro lado da lua“, disse Zhang Lihua, gerente do projeto do satélite de retransmissão.

O satélite, conhecido como Queqiao, ou Magpie Bridge, ficará em órbita a cerca de 455.000 km da Terra e será o primeiro satélite de comunicação do mundo a operar lá. A China pretende alcançar a Rússia e os Estados Unidos para se tornar uma grande potência espacial até 2030. O país planeja lançar a construção de sua própria estação espacial tripulada em 2019.

No entanto, enquanto a China insiste que suas ambições são puramente pacíficas, o Departamento de Defesa dos EUA acusou-a de buscar atividades destinadas a impedir que outras nações usem ativos baseados no espaço durante uma crise.


FONTE: Reuters

SEM COMENTÁRIOS