A SpaceX apresentou o protótipo de seu futuro foguete de turismo lunar. A nave parece ter saído de um dos clássicos filmes de Ficção Científica dos anos 1950.

Não é nenhum segredo que a SpaceX está construindo seu veículo de teste Starship, destinado a levar turistas para à Lua. Mas como será quando ficar pronto? Não é mais preciso imaginar. Elon Musk publicou uma obra conceitual mostrando como será o veículo. É surpreendentemente bonito para um protótipo, emprestando mais do que algumas pistas da ficção científica dos anos 50 com seu reluzente corpo de aço inoxidável.

A SpaceX está desenvolvendo a nave Starship, lançada a partir do foguete gigante Super Heavy, para levar pessoas para a Lua, Marte e outros destinos em todo o sistema solar. Segundo Elon Musk, “a primeira missão tripulada ao Planeta Vermelho para o foguete e a nave espacial de 100 passageiros podem ser lançadas em meados da década de 2020, se o desenvolvimento e os testes forem bem.

O protótipo tem 9 metros de diâmetro e, sem surpresa, sem janelas, mas Elon já avisou que a nave final terá janelas.

O objetivo é realizar vôos suborbitais e provar que a fórmula básica é boa antes de passar para missões orbitais em 2020.

 


FONTE: Space.com; Engadget

12 COMENTÁRIOS

  1. Parece um projétil de artilharia com aletas estabilizadoras. Acho que não é coincidência.

  2. Serão precisos muitos testes, haverão fracassos e explosões, toda a pesquisa espacial está cheia de tais casos, não importa se são americanos, russos, chineses, europeus ou japoneses.
    Há uma longa, difícil e dolorosa curva de aprendizado para dominarem todo o processo de lançamentos e retornos em segurança.
    Até o nosso Brasil teve um grande desastre em Alcântara…..
    Espero que lançamentos tripulados só comecem com toda a tecnologia dominada e consolidada.

  3. Olá.
    Nada pessoal, mas se a foto fosse da China, Irã ou mesmo da Rússia, muita gente diria que é fake, "trabalho de Photoshop".
    Sinceramente, está mais para um "mockup" do que para um protótipo. E acredito que a imagem tenha sido "tratada".
    SDS.

    • Amigo, aqui não é a Trol(loló)gia sim!? Ademais estamos falando de uma empresa (SpaceX) que tem investido muito na exploração espacial, tanto que está rapidamente indo para a vanguarda do mercado. Como se vê, a comparação com os regimes autocráticos, ditatoriais e fascistas feita por você é descabida…

      • Olá.
        A imagem mostrada me pareceu muito rudimentar para um protótipo funcional, como muita coisa mostrada como equipamento operacional pela China, Irã e outros países. Não tem nada a ver com ideologia ou regime de governo: se a imagem de equipamento dito "funcional" se mostra rudimentar, não faz diferença a origem ou o regime de governo de quem publicou.
        O fato da origem da foto ser uma empresa não muda nada. Não é incomum empresas apresentarem "modelos conceituais" como sendo protótipos acabados.
        A foto me pareceu ser de uma estrutura metálica coberta de material laminado, muito "perfeito e brilhante" para ser autêntico. E este meu ponto de vista não tem nada a ver com quem fabricou ou publicou a imagem.
        SDS.

      • É a mesma patotinha que acha que o Kowsar é o supra sumo da tecnologia

    • A foto com os guindastes é real. O protótipo é real e deve fazer um voo de teste (700-800m) em questão de semanas. O que eu desconfio é o prazo "meados dos anos 2020" para voos tripulados para além da LEO; Elon Musk costuma ser muito otimista nos cronogramas que divulga.

Comments are closed.