A empresa privada SpaceX posicionou na plataforma de lançamento sua futura cápsula espacial tripulada em preparação para o voo de teste que irá ocorrer em breve.

A SpaceX colocou a cápsula espacial tripulada Crew Dragon e seu foguete Falcon 9  na histórica plataforma de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida, na quinta-feira (3 de janeiro) em preparação para o voo de teste como parte do contrato da companhia com a NASA para prover – por meio privado – o acesso no futuro de astronautas dos EUA ao Espaço.

A principio acredita-se que o voo (chamado Demo-1) irá ocorrer entre os dias 17 e 20 de janeiro, mas a “paralisação” do Governo dos EUA pode alterar a data.

O elegante braço de ligação torre-nave

Se tudo correr bem com o teste, a SpaceX lançará seu primeiro voo tripulado com astronautas da NASA (Bob Behnken e Doug Hurley) em junho deste ano.

A nave espacial Crew Dragon da SpaceX é uma versão tripulada das cápsulas não-tripuladas e robóticas da empresa que voam desde 2010 com as missões de reabastecimento da NASA à Estação Espacial Internacional

A SpaceX é uma das duas empresas contratadas pela NASA para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional sob o programa Commercial Crew da agência. A outra empresa é a Boeing, que tem sua própria nave tripulada, chamada de CST-100 Starliner, que está programada para fazer um vôo de teste sem tripulação em março próximo e com voo tripulado no final deste ano.

A Crew Dragon será lançado no foguete Falcon 9 da empresa. A espaçonave foi projetada para voar com até sete astronautas na órbita baixa da Terra. Ao contrário do Elon Musk anunciava, a nave não irá pousar usando retrofoguetes, mas descerá como as naves Apollo, Gemini e Mercury: de paraquedas e mergulhando no oceano.


FONTE: Space.com

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Já foi descartado o lançamento da Crew Dragon em janeiro. Segue a disputa da SpaceX com a Boeing para ver quem sai na foto como a 1a empresa privada a mandar uma espaçonave tripulada para a órbita da Terra. Às vezes dá a impressão de que estamos no final da década de 60 torcendo para os astronautas do projeto Apollo em seus voos de teste antes de irem à Lua. Que fase!

  2. E a blue origin?
    De uma coisa eu tenho certeza, a NASA chega a Marte antes de a fab lançar uma "caixa de sapato" para orbita baixa ahahah

    • O problema não é a Fab meu amigo e sim nossos governos que nunca investiram o necessário para que isso acontecesse…

    • Cara a FAB não tem de lançar nada em orbita, não é essa a missão dela.

      Para esse tipo de coisa ou o governo mantem uma agencia privada ou da subsídios para a iniciativa provada tentar entrar no negócio, como os EUA estão fazendo.

      Já tentamos ir pelo primeiro caminho e não acabou bem…

Comments are closed.