O astronauta E. Michael “Mike” Fincke, da NASA foi confirmado na tripulação do voo de teste da cápsula espacial CST-100 Starliner da Boeing, programada para ser lançado ainda este ano.

Fincke substitui o astronauta Eric Boe, originalmente designado para a missão em agosto de 2018. Boe foi cortado da missão por motivos médicos.

Esta será a quarta viagem ao espaço de Fincke desde que se juntou a NASA em 1996. Anteriormente ele serviu como engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional e oficial de ciência na Expedição 9, e comandou a ISS na Expedição 18. Ele voou como especialista na missão final do ônibus espacial Endeavour (STS-134). Ao todo, Fincke passou 382 dias no Espaço e realizou nove caminhadas espaciais (EVA).

Além disso, Fincke é Coronel (reformado) da Força Aérea dos Estados Unidos e atua como assistente do chefe da tripulação comercial no escritório de astronautas desde 2013. Nesse cargo, ele trabalhou de perto com a Boeing e a SpaceX e com os astronautas designados aos seus veículos no desenvolvimento e teste da nova espaçonave.

O teste de voo da Starliner, que está sendo desenvolvida e construída pela Boeing, como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA, será lançada antes do final do ano.


FONTE: NASA

SEM COMENTÁRIOS