Voo deverá ser em maio, marcando a primeira decolagem tripulada por uma nave dos EUA com tripulação norte-americana desde 2011.

A cápsula espacial Crew Dragon da SpaceX chegou na Flórida na quinta-feira (13). “A nave agora passará por testes finais e processamento de pré-lançamento em uma instalação da SpaceX em Cabo Canaveral“, disse a NASA num comunicado.

Agora os técnicos começarão a preparar o veículo para o lançamento que dará início a missão Demo-2, que tem por objetivo transportar os astronautas da NASA Doug Hurley e Bob Behnken para a Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS).

A decolagem está programada para o início de maio (acredita-se que seja no dia 1.º). O voo partirá da plataforma Pad 39A no Kennedy Space Center, que fica ao lado de Cabo Canaveral.

Embora não seja o primeiro voo da Crew Dragon até a ISS, Demo-2 marcará o primeiro voo com astronautas a bordo e o primeiro voo espacial tripulado a decolar do território dos EUA desde a última missão do Ônibus Espacial em julho de 2011.

Se Demo-2 der boas provas, a SpaceX provavelmente será liberada para iniciar missões tripuladas de rotina até a ISS para a NASA. Em setembro de 2014, a Agência espacial concedeu à empresa de Elon Musk um contrato de US$ 2,6 bilhões para concluir o desenvolvimento da Crew Dragon e fazer seis voos tripulados. Nem todos os voos serão até a ISS.

A NASA assinou um acordo semelhante de US$ 4,2 bilhões com a Boeing, que está desenvolvendo a nave CST-100 Starliner. Mas não está claro quando a Starliner estará pronto para voar tripulada, depois do ultimo voo, na missão Demo-1, onde o veículo não conseguiu chegar na Estação Espacial e quase foi destruído.


Com informações de Space.com


NOTA DO EDITOR:

Anúncios

1 COMENTÁRIO