Um helicóptero TigerHAD-E da FAMET. (Foto: Exército da Espanha)

A Aviação do Exército Espanhol (FAMET – Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra) e as Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) que estiveram envolvidas em diferentes missões de manutenção da paz da ONU e atualmente estão implantadas no Mali com helicópteros Tiger, estão aumentando suas capacidades com os foguetes da Thales para cumprir suas ambições.

O Comando de Suporte Logístico do Exército (MALE) da Espanha e a Agência de Compras alemã acabaram de adquirir da Thales um lote respectivo de 1.000 e 10.000 foguetes de 70mm / 2.75″ para completar os sistemas de armas de seus Tiger HAD-E e Tiger UH. As entregas são esperadas em uma base de muito curto prazo.

Um helicóptero Tiger UH do exército alemão.

Produzido pela Thales na Bélgica (Herstal), os foguetes de 70 mm / 2,75″ oferecem um alto nível de segurança e eficiência reconhecidos pelos seus clientes em todo o mundo, usados em helicópteros e aviões de combate. O objetivo deste contrato com o Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte no Serviço da Bundeswehr é entregar foguetes de prática para atender ao aumento da demanda por treinamento das Forças Armadas Alemãs. O foguete apresentará um motor de foguete modificado FZ90 MOD.4.

“A Aviação do Exército Espanhol tem que assumir operações de assalto decisivas e exigir alta mobilidade e poder de fogo. A Thales orgulha-se de continuar a apoiar as suas ambições e proporcionar foguetes FZ90 com um nível muito elevado de segurança e eficiência reconhecido pelos nossos clientes em todo o mundo”, afirmou Jesus Sanchez Bargos, vice-presidente da Thales na Espanha.

O sistema de foguete Thales 70mm / 2.75″ faz parte do sistema de armas instalado no Tiger espanhol equipado com quatro pods de foguetes compostos de peso leve, dois de 19 tubos (FZ225) combinados com dois de 7 tubos (FZ233), capazes de transportar um carregamento misto de prática e com ogiva explosiva. Na sua configuração Tigers HAP, a FAMET utiliza o sistema Thales Induction Rocket desde 2009.

Completamente, com este primeiro lote do foguete Thales 70mm / 2.75″, a FAMET agora operará em seus Tigers HAD a melhor versão do foguete padrão da OTAN de 70mm, que também está em serviço em exércitos alemães e australianos.

Através destes novos contratos, a Thales confirma e fortalece sua presença dentro da comunidade Tiger em todo o mundo. Todas as forças equipadas por helicópteros Tiger – espanhola, francesa, alemã e australiana – estão usando as soluções de sistemas de foguetes de Thales, na versão de indução ou na versão de 70mm / 2,75″.

Anúncios