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No início da década de 1970, o Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, estava empenhado em substituir os caças F-4 Phantom em operação na Força Aérea Imperial Iraniana (IIAF – Imperial Iranian Air Force) por aeronaves mais modernas. Após a visita do Presidente americano, Richard Nixon, ao Irã, em 1972, onde ao Xá foi oferecido o que havia de mais moderno em tecnologia militar americana, a IIAF estreitou sua escolha entre duas aeronaves: o Grumman F-14 Tomcat, e McDonnell Douglas F-15 Eagle.

Matéria divulgada originalmente em maio de 2015, escrita pelo LaMarca (In Memoriam), com colaboração do Giordani e reproduzida para comemorar os 10 anos do Cavok.

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Grumman F-14 Tomcat (US Navy)

Uma série de reuniões foi realizada no palácio do Xá, em Teerã, com a presença de representantes da USAF e da US Navy, operadores das aeronaves propostas, cada um defendendo o seu equipamento.

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McDonnell Douglas F-15A (USAF)

Depois de muitas idas e vindas, as autoridades iranianas decidiram que a escolha do seu novo caça se daria através de uma rápida competição de fly-off.

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Um raro evento onde o Eagle e o Tomcat voaram juntos, em 1976 (US Federal Government)

A demonstração de voo ocorreu em julho de 1973, na Base Aérea de Andrews, no Estado de Maryland. Entre os espectadores estava o Xá em pessoa. Pelas regras estipuladas, cada aeronave teria no máximo 15 minutos para efetuar sua apresentação.

F-15, com Irv Burrows, piloto de testes da McDonnell Douglas, no comando da aeronave (final do primeiro voo)
F-15A, com Irv Burrows, piloto de testes da McDonnell Douglas, no comando da aeronave (ao final do primeiro voo do Eagle, em 27/07/1972)

O primeiro a se apresentar foi o F-15, com Irv Burrows, piloto de testes da McDonnell Douglas, no comando da aeronave.

Aguardando a sua vez, a bordo do F-14, estavam Don Evans, como piloto, e Dennis Romano, oficial de armas, ambos da equipe de testes da Grumman.

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Protótipos do F-14A ao longo da linha de voo, nas instalações da Grumman, em Calverton (NY), em 1972 (Grumman)

Enquanto o F-15 taxiava na pista, os tripulantes do F-14 deram partida em sua aeronave. Durante toda a apresentação do Eagle, Don e Dennis aproveitaram para aquecer os motores do Tomcat. Eles sabiam que, em comparação ao F-14, o F-15 possuía uma melhor relação peso/potência, e, queimando um pouco de combustível, espertamente, aproveitaram para diminuir essa vantagem.

McDonnell Douglas F-15A Eagle (1977) Brian Lockett
McDonnell Douglas F-15A, em exposição estática – 1977 (Brian Lockett)

O plano de voo foi o mesmo para ambas as aeronaves e consistia em uma série de manobras iniciadas com uma decolagem de alta performance, seguido por uma “Curva Immelman”, depois uma descida para uma passagem em alta velocidade, a execução de duas curvas com alto G, seguidas por uma passagem em baixa velocidade já na configuração de pouso, e a aterrissagem em si.

Segundo testemunhas, a apresentação do F-15 foi espetacular, não só devido à força bruta da aeronave, mas também ao expertise do piloto, que demonstrou toda a sua habilidade, tendo puxado 7 G numa curva de 360 graus.

McDonnell Douglas F-15A (2003) Bevin Shively
McDonnell Douglas F-15A (Bevin Shively)
McDonnell Douglas F-15C
McDonnell Douglas F-15C (USAF)

Ao término da apresentação, havia uma sensação de já ganhou, haja vista todos eram bem conscientes que os fracos motores TF-30 do F-14A não proporcionariam ao Tomcat a mesma relação peso/potência que o Eagle.

031114-N-6213R-196 Pacific Ocean (Nov. 14, 2003) -- Lights from landing aircraft streak by an F-14D Tomcat at dusk on the flight deck of USS John C. Stennis (CVN 74). Stennis and her embarked Carrier Air Wing Fourteen (CVW-14) are at sea conducting Composite Training Unit Exercise (COMPTUEX) in preparation for an upcoming deployment. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Mark J. Rebilas. (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Mark J. Rebilas)
050916-N-0295M-013 Virginia Beach, Va. (Sept. 16, 2005) - Air crewmen wave from their F-14D Tomcat, assigned to the ÒGrim ReapersÓ of Fighter Squadron One Zero One (VF-101), as they taxi at the conclusion of their tactical flight demonstration at 2005 Naval Air Station Oceana Air Show. The last F-14 Tomcat public flight demonstration will be flown at the air show as the aircraft is phased-out of the NavyÕs inventory. The air show, held Sept. 16-18th, showcased civilian and military aircraft from the Nation's armed forces, which provided many flight demonstrations and static displays. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 2nd Class Daniel J. McLain (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Daniel J. McLain)
040926-N-6213R-003 Indian Ocean (Sept. 26, 2004) - The sun sets behind a pair of F-14D Tomcats assigned to the "Tomcatters" of Fighter Squadron Three One (VF-31) while being transferred to the hangar bay aboard the Nimitz-class aircraft carrier USS John C. Stennis (CVN 74). Stennis and embarked Carrier Air Wing Fourteen (CVW-14) are currently participating in a scheduled deployment to the Western Pacific Ocean. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Mark J. Rebilas (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Mark J. Rebilas)

Cientes do grande desafio que os aguardava, Don e Dennis já haviam queimado bastante combustível, deixando na aeronave apenas uma quantidade mínima, suficiente apenas para realização da apresentação (2.500 lb / aprox. 1.134 kg). Isso equivalia a cerca de 1/8 da capacidade de combustível do F-14. Mais leve, essa condição fez com que o caça ficasse com uma relação peso/potência equivalente ao F-15.

060728-N-7241L-015 Atlantic Ocean (July 28, 2006) Ð An F-14D Tomcat, aircraft number 100, assigned to the "Tomcatters" of Fighter Squadron Three One (VF-31) makes a near supersonic fly-by above the flight deck of USS Theodore Roosevelt (CVN 71). The F-14 will officially retire in September 2006, after 32 years of service to the fleet. Theodore Roosevelt is completing Joint Task Force Exercises with USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69). U.S. Navy Photo by Mass Communications Specialist 3rd Class Nathan Laird (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Nathan Laird)

O Tomcat, entretanto, possuía algo que o Eagle não tinha. A beleza da geometria variável de suas asas fariam toda a diferença durante a apresentação.

060619-N-0490C-007 Atlantic Ocean (June 19, 2006) - An F-14D Tomcat assigned to the "Tomcatters" of Fighter Squadron Three One (VF-31), performs a fly by past the Nimitz-class aircraft carrier USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69). For the past 30 years, the F-14 Tomcat has assured U.S. air superiority, playing a key role in ensuring victory and preserving peace around the world. The F-14 Tomcat will be removed from service and officially stricken from the inventory in September 2006. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 2nd Class Miguel A. Contreras (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Miguel A. Contreras)
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Grumman F-14B Tomcat (US Navy)

Com os pós-combustores ao máximo, o F-14 decolou para realizar as mesmas manobras que o seu rival. Durante a passagem em alta velocidade, a tripulação do Tomcat decidiu alterar o posicionamento das asas saindo do enflechamento máximo para a abertura máxima, produzindo uma grande nuvem de vapor por fora da asa, devido à onda de choque.

030422-N-0382O-588 Mediterranean Sea (Apr. 22, 2003) -- An F-14B Tomcat assigned to the ÒSwordsmenÓ of Fighter Squadron Thirty Seven (VF-32) reaches the sound barrier during a low altitude super sonic fly by, during an air wing flight demonstration for the crew aboard USS Harry S. Truman (CVN 75). Truman and Carrier Air Wing Three (CVW-3) are currently deployed conducting combat missions in support of Operation Iraqi Freedom, the multinational coalition effort to liberate the Iraqi people, eliminate Iraq's weapons of mass destruction and end the regime of Saddam Hussein. U.S. Navy photo by PhotographerÕs Mate Airman Justin S. Osborne. (RELEASED)
Grumman F-14B Tomcat (Justin S. Osborne)
990423-N-9693M-001 ABOARD USS ENTERPRISE (April 23, 1999) -- An F-14B "Tomcat" embarked on USS Enterprise (CVN 65), breaks the sound barrier during an exercise in the Mediterranean Sea. Enterprise is forward deployed to the Mediterranean Sea. U.S. Navy photo by Photographer's Mate Second Class Damon J. Moritz. (RELEASED)
Grumman F-14B Tomcat (Damon J. Moritz)

Na sequência, com as asas enflechadas a 40 graus e os pós-combustores ao máximo, Don Evans puxou 8 ½ G numa curva de 360 graus, acelerando para 400 nós (aprox. 741 km/h). A platéia ficou chocada!

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Grumman F-14B Tomcat (Mahlon K. Miller)

Para terminar a apresentação, Don e Dennis acrescentaram um TGL (manobra de toque e arremetida). Ao contato dos trens de pouso principais com a pista, os pós-combustores foram acionados ao máximo e o Tomcat subiu praticamente na vertical. Nesse momento, eles ficaram praticamente sem combustível.

040925-N-0295M-137 Naval Air Station Oceana, Va. (Sept. 25, 2004) - An F-14D Tomcat assigned to the "Grim Reapers" of Fighter Squadron One Zero One (VF-101), flies an aerial demonstration in front of the crowd at the 2004 "In Pursuit of Liberty," Naval Air Station Oceana Air Show. The air show, held Sept. 24-26, showcased civilian and military aircraft from the Nation's armed forces, which provided many flight demonstrations and static displays. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 2nd Class Daniel J. McLain (RELEASED)
Grumman F-14D Tomcat (Daniel J. McLain)

Na sequência, encerrando com chave de ouro, eles realizaram um pouso embarcado, parando a aeronave com 300 metros de pista, como se estivessem em um porta-aviões.

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Foto tomada após o último voo Grumman Tomcat F-14D, em 04 de outubro de 2006 (US Navy)

Àquela altura, o Xá, que nem se lembrava mais da apresentação do F-15, entusiasmado, caminhou em direção ao Tomcat para saudar os seus tripulantes. Estava resolvido. O Grumman F -14 havia sido escolhido como o próximo caça da IIAF.

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Don Evans, piloto de testes da Grumman, comandou a apresentação do F-14 que encantou o Xá, em julho de 1973. Ele também foi o principal instrutor das futuras tripulações da IIAF para o Tomcat (Grumman)

Em janeiro de 1974 o Irã colocou um pedido inicial para 30 unidades do F-14 e 424 unidades do míssil AIM-54 Phoenix. Poucos meses mais tarde, essa quantidade foi ampliada para um total de 80 aeronaves e 714 mísseis, além de um pacote de armamento completo, peças de reposição e motores sobressalentes, suficientes para 10 anos de operação. Também foi contratado um pacote de apoio logístico que incluiu a construção da Base Aérea de Khatami, perto Esfahan.

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1º Grumman F-14A Tomcat recebido pela IIAF, janeiro de 1976 (Grumman)

Os F-14 adquiridos pelo Irã foram modificados para remoção de componentes aviônicos classificados, e equipados com motores Pratt & Whitney TF-30-414. A entrega das aeronaves foi iniciada em janeiro de 1976. Dos 80 caças produzidos para IIAF (números de série 160.299 ao 160.378), a última não chegou a ser entregue, permanecendo nos EUA após a Revolução Islâmica de 1979.

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Grumman F-14A Tomcat (IRIAF)
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Grumman F-14A Tomcat (IRIAF)
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Grumman F-14A Tomcat (IRIAF)
Islamic Republic of Iran Air Force (IRIAF) grumman F-14 Tomcat supersonic, twin-engine, two-seat, variable-sweep wing fighter missile bvr long range154 AIM-54 Phoenixaim-7 9 132 (7)
Grumman F-14A Tomcat (IRIAF)
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Grumman F-14A Tomcat (Shahram Sharifi)
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Grumman F-14A Tomcat (IRIAF)
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Grumman F-14A Tomcat (Danial Behmanesh)

Após a queda do Xá em 1979, a IIAF foi reestruturada, tendo recebido a designação de IRIAF (Islamic Republic of Iran Air Force). Um ano mais tarde, essas aeronaves foram usadas na guerra Irã-Iraque, mas essa já é uma outra história…

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FONTE: Grumman, USAF, US Navy, IRIAF, The Aviationist – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

COLABOROU: Giordani

Para saber mais sobre o Grumman F-14 Tomcat, clique aqui.

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