A nave Enterprise realizou seu último voo, “nas costas” de um Boeing 747 especialmente modificado pela NASA, até Nova York, onde agora ficará exposto no Intrepid Air & Sea Museum. (Foto: Wagner Damasio / Cavok)

Pouco menos de um mês atrás, desde as primeiras horas da manhã centenas de pessoas, dentre elas curiosos, entusiastas e imprensa enfrentavam o frio (que nas margens do Hudson, chegava a sensação de 0º graças ao vento congelante), o cansaço, e o aperto no deck de observação do Battery Park em Nova York. Alguns lá estavam por patriotismo, outros por amor a aviação e alguns tantos apenas por curiosidade, mas todos esses sentimentos eram impulsionados por um mesmo evento, “O Último Vôo da Enterprise”. Acompanhem esse relato através da matéria e fotos exclusivas do Cavok Brasil.

Matéria divulgada originalmente em maio de 2012, escrita por Wagner Damasio e reproduzida para comemorar os 10 anos do Cavok.

Centenas de pessoas no Battery Park, em Nova York, a espera do ônibus espacial Enterprise. (Foto: Wagner Damasio / Cavok Brasil Team)

Eram por volta das 10:30 locais, quando a euforia tomou conta daqueles que ali estavam, alguém avistará, ainda longe no horizonte, algo grande e diferente voando em direção a Manhattan, dois minutos depois, exatamente as 10:32 local o ônibus espacial Enterprise, que nunca chegou a entrar em órbita, transportado no topo do Boeing 747 da Nasa, especialmente modificado para transporta-lá, começava a penúltima etapa de sua viagem final, sobrevoando a baixa altitude a área metropolitana de Nova York, especialmente sobre pontos de referência como a Estátua da Libertade e o Intrepid Museum, Intrepid esse, que será a nova casa da Enterprise. Antes de seguir para pouso no JFK, ela ainda fez mais duas passagens, quando finalmente, vinte minutos depois do primeiro sobrevoo, a Enterprise era autorizada a fazer seu último pouso, no aeroporto JFK, onde ereceberá os ajustes necessários antes de subir as margens do Hudson em direção ao Intrepid, que será sua casa definitiva.

A Enteprise, sobre um 747 da NASA, realizou um sobrevoo sobre os pontos de Nova York.

Já no aeroporto JFK, onde foi recebidas com requinte de super evento, a Enterprise ficou durante menos de 48 horas posicionada em uma área remota, onde foi realizada uma cerimônia oficial de despedida, com autoridades e convidados. Durante esse curto período, não era raro ver aeronaves prolongando seu taxi para poder passar bem perto desse símbolo espacial norte americano. Posteriormente, ela foi transportada para um hangar, especialmente montado para recebe-lá e passará por todos os ajustes necessários, para que no dia 19 de Julho, esteja acomodada e pronta para receber todos os visitantes do Intrepid Air Space Museum.

Apesar de nunca ter realizado nenhum voo espacial, a Enterprise, devido ao seu especial nome, chamou a atenção de diversos entusiastas para ver a psssagem dela sobre Nova York. (Fotos: Marcos Alexandre Cruz / Cavok Brasil Team)

Algumas curiosidades sobre a Enterprise:

A aeronave Enterprise, nas costas do 747 de transporte da NASA, realizando a última passagem sobre Nova York. (Foto: Marcos Alexandre Cruz / Cavok Brasil Team)

Originalmente, o ônibus espacial receberia o nome de “Constitution”, mas foi rebatizada de “Enterprise” para atender aos apelos dos fãs da Série “Guerra Nas Estrelas”, que era um fenômeno da época.

A aeronave agora está sendo preparada para exposição no Intrepid Air Space Museum.

A Enterprise, serviu apenas como um veículo de teste, a honra do primeiro voo de um ônibus espacial americano, foi dada a Columbia, aeronave irmã da Enterprise.

As aeronaves do Intrepid tiveram que ser realocadas para conseguir um espaço para nave Enterprise, que será colocada no porta-aviões museu em julho.

No mês de Julho, a Enterprise será transportada de barco até o Intrepid Museum, e mais uma vez deve chamar a atenção de moradores e turistas de Nova York.

A Enterprise é mais uma das naves espaciais da NASA que foram cedidas para museus nos EUA. (Foto: Wagner Damasio / Cavok Brasil Team)

O voo de despedida originalmente estava previsto para dia 23 de Abril, mas por razões meteorológicas foi duas vezes adianto, causando angustia desses que vos escreve e estava com retorno ao Brasil marcado para dia 30 de Abril.

ESTE MÊS O CAVOK COMEMORA SEUS 10 ANOS, SEMPRE TRAZENDO AS NOTÍCIAS MAIS INTERESSANTES DO MEIO AERONÁUTICO. VAMOS RELEMBRAR OS MELHORES ARTIGOS QUE PASSARAM POR AQUI DESDE 2009, ESCOLHIDOS PELOS NOSSOS EDITORES E COLABORADORES.

Anúncios