Aeronave A-1 do Esquadrão Adelphi
Aeronave A-1 do Esquadrão Adelphi

1-16gav_adelfiO Primeiro do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º GAV) – Esquadrão Adelphi – completou no último dia 07 de novembro, vinte anos de operação. Para comemorar, foi realizada uma Cerimônia Militar, no dia 28 de novembro de 2008, na Base Aérea de Santa Cruz, com entrega de destaques operacionais, prêmios de Graduado e Praça Padrão.

A Cerimônia Militar foi presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Jorge Cruz de Souza e Mello, Comandante do VII COMAR e durante a solenidade foi homenageado o piloto mais eficiente no ano de 2008. O Esquadrão Adelphi  cumpre missões de ataque das Tarefas de Superioridade Aérea e Interdição, bem como missões de Cobertura e Reconhecimento Armado, da Tarefa de Interdição, a Unidade ocupa destacadamente uma posição estratégica no cenário de combate da Força Aérea.

O 1º/16º GAV adotou a palavra Adelphi como designação oficial da Unidade e do código de seus pilotos, perpetuando assim uma tradição e uma justa homenagem à vida e às glórias obtidas durante a campanha da Segunda Guerra Mundial na Itália.

Nesses 20 anos de história, o Esquadrão Adelphi transformou-se de uma concepção, em uma unidade altamente operacional, demonstrado através da participação eficiente nas diversas missões realizadas, tendo como característica primordial o lema da unidade: “profissionalismo na alma e eficiência no cumprimento da missão”.

Fonte: BASC

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS