Um caça F-5EM do Esquadrão Pacau taxia em frente ao hangar do 1°/14° GAV Esquadrão Pampa, durante treinamento de combate na Base Aérea de Canoas. (Foto: 1°/4° GAV)

O Esquadrão Pacau (1°/4°GAV), unidade aérea recém-transferida para a Base Aérea de Manaus, encontra-se, desde o dia 10 de março, em deslocamento operacional na Base Aérea de Canoas, no sul do país, para treinamento de missões de combate aéreo de curta distância, com uso de mísseis infra-vermelho Python 4, e média distância, com mísseis BVR Derby. Entre os objetivos do treinamento destaca-se a manutenção da capacidade operacional da unidade para todos os envolvidos direta ou indiretamente na atividade.

Dois caças F-5EM do Esquadrão Pacau taxiam na Base Aérea de Canoas. (Foto: 1°/4° GAV)

As atividades do esquadrão ocorrem de dia e de noite, todos os dias da semana, visando aumentar a capacidade de pronta resposta, além de capacitar a mesma desenvolver suas atividades em qualquer cenário de conflito. As técnicas de combate utilizadas pelo Esquadrão Pacau são treinadas, avaliadas e aperfeiçoadas em conjunto com o Esquadrão Pampa (1º/14º GAV).

Fonte: 1°/4°GAV

Anúncios

13 COMENTÁRIOS

  1. Opa… se estão testando mísseis na região amazônica, quer dizer que a FAB montou um centro de logística e manutenção dos mesmos por lá??

    Pq segundo o trabalho do 1o. Ten.Av. FABIAN Antônio Machado (aquele trabalho que fala do emprego de mísseis nos Super tucanos), até aquele momento a FAB não tinha um centro de manutenção naquela região.

    Será que agora temos uns Derby pra enfrentar os Sus do Chávez??? eaohiaeioh

    E será que aproveitando o embalo dos F-5, vão armar Super tucanos com mísseis tb???

  2. Na casa do esquadrão pampa… Já ouvi falar que os pilotos do esquadrão Pampa são os melhores caçadores do Brasil… Só não sei se é verdade.

    • Finalmente alguma matéria a respeito da FAB que não trata da compra de novos aviões. É legal ver que o que temos, ruim ou péssimo está em algum uso não é mesmo!

  3. Posso estar enganado, mas o míssel na ponta da asa do F-5M da foto não parece ser o Python 4 israelense, nem o piranha nacional, acredito que é americano da variação "P".

    • Também fiquei na dúvida, tem corpo parecido com o piranha mas o buscador IR tá diferente. Talvez seja porque estejamos acostumados com a imagem do piranha desarmado. Alguem ai sabe?

  4. Na foto não estou vendo o Python 4 nas pontas das asas, parece o MAA-1A. Estou enganado?

  5. se são os melhores eu não sei mas posso afirmar que por la não falta muita garra e o espirito é o de GUERREIRO
    ABRAÇO A TODOS

  6. Achei que nunca veria uma aeronave da FAB armada! Parece ate uma miragem!

  7. Olha o vovô do Gripen!!!!

    Colocaram a dentadura no vovô, até que enfim, rsss…

Comments are closed.