Dois caças F-5EM do Esquadrão Pampa sobrevoam a cidade de Canoas, RS, que acolhe a Base Aérea do 1°/14° Grupo de Aviação de Caça. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

No último dia 19 de março, foi celebrado na Base Aérea de Canoas (BACO), o aniversário de 63 anos do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), popularmente conhecido como Esquadrão Pampa, ou o “Catorze”, que foi criado no dia 24 de março de 1947 e tem por missão a defesa aérea. A solenidade foi antecipada para contar com a presença das autoridades, em especial o Brigadeiro Juniti Saito, que nessa semana esteve na FIDAE.

As autoridades e os membros do Esquadrão Pampa posam para foto oficial juntamente com a faixa alusiva a data. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

Estiveram presentes à cerimônia o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), e o Tenente-Brigadeiro-doAr Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), além de outras autoridades civis e militares.

Os caçadores do Pampa da ativa e os veteranos participaram juntos do desfile militar realizado na BACO. (Foto: Leandro Casella / Cavok)
Os "caçadores" do Esquadrão Pampa durante o desfile para as autoridades presentes. (Foto: Leandro Casella / Cavok)
Uma torta foi especialmente preparada e depois servida aos convidados da cerimônia. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

Uma torta especial foi preparada para o evento, onde veteranos caçadores do Pampa foram homenageados, além de contar com o tradicional desfile dos membros do Esquadrão.

Passagem baixa de duas aeronaves F-5EM do Esquadrão Pampa. (Foto: Leandro Casella / Cavok)
As aeronaves F-5EM (65 e 75) efetuaram duas passagens baixas durante o aniversário de 63 anos do Pampa. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

Durante o evento houveram passagens baixas de dois caças F-5EM (65 e 75) do Catorze, e a presença de dois caças F-5EM do 1° GAvCa (25 e 51) e um A-1B do 16° GAv (5651).

A aeronave VC-99A (FAB 2550) trouxe o Brigadeiro Juniti Saito ao evento em canoas. (Foto: Leandro Casella / Cavok)
E a aeronave C-99A (FAB 2522) trouxe os veteranos "caçadores" do Pampa. (Foto: Leandro Casella / Cavok)

Outras duas aeronaves trouxeram as autoridades: um VC-99, onde veio o Tenente-Brigadeiro-do Ar Juniti Saito, e um C-99, onde vieram os veteranos do Pampa.

Capa da revista lançada durante o evento: O "14".

Durante o evento foi lançada a edição da revista alusiva aos 63 anos do Pampa, a publicação O “14”.

Nota do Editor: Agradeço a colaboração de grande valor do amigo de longa data, José Leandro P. Casella, que cedeu as imagens e as informações sobre a solenidade.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. é um orgulho saber que existe um esquadão tão eficiente como o 14 dos pampas fico orgulhoso por toda a equipe. parabéns para o 14

  2. Boa tarde.

    Sou filho de caçador do 14 e estou montando meu escritório com motivos "da caça". Tenho intenção de fazer um quadro grande (1,00 m x 0,50m) e gostaria da primeira foto desta postagem para isto (elemente de F5 sobre Canoas).

    Para manter a qualidade na ampliação preciso de uma foto boa e não somente um arquivo baixado pela internet.

    Como posso ter acesso a esta foto? Posso comprá-la?

    No aguardo.

    A la chasse!!!

Comments are closed.