Quatro aeronaves de caça F-5EM/FM sobrevoam a Base Aérea de Canoas. (Foto: Rudnei Dias da Cunha / Cavok)

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) comemorou seu 65° aniversário. O Esquadrão Pampa, ou o Catorze, como também é chamado, criado em 24 de março de 1947, destaca-se como ponta de lança no Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA ) e tem por missão a defesa aérea do cone-sul do País.

A cerimônia contou com a participação de atuais e veteranos membros do Esquadrão Pampa. (Foto: S2 Koszeniewski / BACO)

A solenidade militar foi presidida pelo Comandante do Comando Geral de Operações Aéreas. O evento contou também com as presenças dos Comandantes do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), do Chefe do Estado Maior do COMAR VI, do Chefe do Estado Maior da Terceira Força Aérea (III FAE), do Comandante da Base Aérea de Canoas (BACO), e do Comandante do Esquadrão Pampa, dentre outras autoridades militares, personalidades civis e ex-integrantes do “Catorze”.

Fonte: 1º/14º GAV

Anúncios

12 COMENTÁRIOS

  1. A Impressionante repercussão dessa materia aqui no Cavok expõe a moral da FAB…

    Aqueles hangares ali…pqp, uma bombinha incendiaria detona a base inteira !!

    • Toda vez que tocam no assunto hangar eu infelizmente me lembro do comentario de um tapado nos blogs da vida ahahah

      Segundo o carinha o Su35 foi desclassificado porque não caberia nos modernos hangares da fab, ahahahhahahaha. Aí eu disse desde quando 4 vigas e telha brasilite conta contra. ahahahahahah

      • Cara, em uma certa revista especializada, eu li que um dos pontos negativos sobre o SU,e que nenhuma base da fab tem Hangaretes para a tal aeronave, ou seja a noticia existiu,mas o cara entendeu errado.Lembro que a mesma revista disse que teriamos de construir hangares novos.Moral da estória,ambos estão certo,ele por ter compreendido errado,pois não foi este o único ponto e vc sobre as 4 vigas.

        • Sim new, óbvio que eu sei que o Su não cabe nos hangaretes ou hangares como quiser chamar da fab, me refiro que não é motivo relevante pois os mesmo são lixo de brasilite.

          • Concordamos plenamente nisso Galileu, se esta "fábula" saiu da FAB… puts… quem a proferiu deveria ser investigado até a 3 geração passada, pois certamente é um "corpo" vendido! um corrupto!

  2. Meus caros! Não sei se vocês já foram na BACO também não sei se vocês são da área da aviação, mas o tal telhadinho com quatro colunas que está mostrando na foto não é um hangar. É um hangarete.O esquadrão possui um hangar mesmo,onde são feitos os serviços de manutenção etc..

    • Casemiro,

      Não sei os outros mas eu sei disso, o que ao menos eu estou tirando onde é que os hangares individuais ou hangaretes da fab estão muito além do que os de forças aéreas sérias como é o caso dos chilenos, alemães e suecos, Tu já viu o hangar dos suecos??

  3. Somente tenho conhecimento através de fotos. Mas a política de nosso país infelizmente é corrupta e imbecil.Porque o governo libera milhões para construção de estádios para a Copa e faz quase dez anos que vem protelando a compra de novos caças,agora liberar dinheiro pra infraestrutura da FAB NÃO TEM DINHEIRO. quero ver se chega a ter algum problema aqui na América do Sul .A Argentina já tá esperta

Comments are closed.