Aplicativo eWAC passa a ser usado pelos pilotos das aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça durante seus deslocamentos. (Foto: EDA / Tenente Marcus Lemes)

As aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça possuem sistemas de navegação avançados e os pilotos agora também passam a contar com o aplicativo eWAC para facilitar ainda mais seus deslocamentos até os locais das demonstrações.

No decorrer dos últimos anos, com a ascensão e evolução dos smartphones e tablets, cada vez mais as pessoas utilizam aplicativos para facilitar o seu dia-a-dia, desde pagar uma conta até estimar o tempo de viagem com base no trajeto e no trânsito. E na aviação não é diferente: com layouts cada vez mais intuitivos e de fácil uso, a cada ano surgem aplicativos no mercado com mais funcionalidades para a atividade aeronáutica, capazes de facilitar desde o planejamento de uma viagem até as próprias tarefas durante o voo em cruzeiro.

As aeronaves A-29 Super Tucano possuem um sistema avançado de navegação aérea, com equipamentos GPS e inercial integrados. Tal sistema é utilizado pelos pilotos como forma primária de navegação. Mas, como forma de auxiliar o planejamento e complementar as informações em voo, a Esquadrilha da Fumaça passou a adotar o aplicativo eWAC como EFIS (Electronic Flight Information System) por possuir várias funcionalidades consideradas essenciais para a atividade do Esquadrão.

Todas as demonstrações da Fumaça são puramente visuais, ou seja, não há auxílio de computadores ou instrumentos na realização das manobras. Mas, para chegar até a cidade onde ocorrerá a demonstração, acontece o deslocamento de toda a equipe até o local. É nesse momento que o aplicativo é utilizado: para auxiliar na navegação até o destino. Semelhante a um aplicativo Waze e Google Maps, por meio do eWAC os pilotos obtêm informações precisas como distâncias até pontos determinados no mapa e velocidade em relação ao solo. Têm, também, informações de aeródromos e coordenadas para voos por instrumento e visual.

O aplicativo baseia-se na cartografia aeronáutica (World Aeronautical Chart – WAC). Tais cartas são desenvolvidas, no Brasil, pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que desenvolve dois importantes tipos de cartas: a para voos com referências visuais (VFR) e para voos com o auxílio de instrumentos (IFR). A VFR assemelha-se a um mapa topográfico, com especificidades para o chamado “voo visual”. A carta IFR, por sua vez, é reeditada periodicamente devido às atualizações constantes, contendo informações aeronáuticas como frequências para comunicações e navegação, obstáculos artificiais, aerovias, classificação dos espaços aéreos, etc.

De acordo com o Capitão Rafael Grothe, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o uso do aplicativo se faz muito útil aos pilotos, pois aumenta a consciência situacional e auxilia a navegação aérea ao situá-lo dentro de um mapa. “Como a Esquadrilha da Fumaça realiza viagens constantemente e para locais diversos, por vezes ainda não conhecidos pelos pilotos, o eWAC ajuda complementando as informações fornecidas pelo sistema de navegação do A-29, graças ao layout intuitivo e pela facilidade com que conseguimos obter informações essenciais durante o voo”, afirma o Capitão, que voa na posição número 2 do Esquadrão.


Fonte: EDA / Tenente Marcus Lemos

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3 COMENTÁRIOS

  1. Sistemas de navegação automotivos às vezes deixam os motoristas na mão por falta de atualização de seus mapas…
    ESPERO que a Esquadrilha da Fumaça no futuro "não pague mico" por usar um aplicativo não militar para facilitar suas atividades.
    Especialmente porque costuma viajar para locais mais remotos onde um aplicativo comercial tem baixíssimo interesse de manter sempre 100% atualizado o tempo todo…

    Com o uso eles verão se é ou não confiável…