Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (2)
© BBC, com informações da Stratfor

De acordo com informações da BBC, baseadas em imagens de satélite, jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico teriam realizado um ataque à Base Aérea de Tiyas (T4), usada pela Rússia, localizada nos arredores da cidade Palmira, na província de Homs, no centro da Síria, destruindo quatro helicópteros de combate Mi-24/Mi-35, além de 20 caminhões de suprimento. Até o momento não houve informações relativas à baixas humanas.

Base Aérea de Tiyas (T4)
© BBC

De acordo com as informações, com base nas datas em que as imagens de satélite foram capturadas, o ataque teria ocorrido entre os dias 14 e 17 de maio.

Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (1)
© BBC, com informações da Stratfor
Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (3)
© BBC, com informações da Stratfor
Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (4)
© BBC, com informações da Stratfor
Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (5)
© BBC, com informações da Stratfor
Estado Islâmico destrói Base Aérea síria usada pela Rússia (6)
© BBC, com informações da Stratfor

A análise da BBC foi baseada em imagens cedidas pela empresa americana de inteligência geopolítica Stratfor.

divider 1

FONTE: BBC

EDIÇÃO: Cavok

NOTA DO EDITOR¹: No dia 11 de abril de 2016, o site IHS Jane’s já havia publicado um artigo confirmando o uso da Base Aérea de Tiyas (T4) pelos russos desde o final de março, com o envio de helicópteros e peças de artilharia.

NOTA DO EDITOR²: A análise completa da Straftor sobre este evento pode ser acompanhada aqui.

NOTA DO EDITOR³: E pensar que teve gente afirmando e se vangloriando que a guerra havia sido vencida pelos russos… enfim!

Anúncios

57 COMENTÁRIOS

  1. O ministro de Defesa da Rússia acabou de negar essa informação.Se essa informação fosse verdade o mundo inteiro estaria falando disso. Uma imagem de satélite IHS Janes e com publicação BBC é muito suspeito. IHS Janes é ligado ao governo dos EUA, não possui credibilidade

    • Em tempo: o mundo inteiro está falando nisso. É só verificar na net. Em todo caso, cada um é livre para acreditar naquilo que lhe convém, apesar das evidências apresentadas.

      Quanto ao seu comentário, apenas uma correção, as imagens de satélite não são do IHS Jane's, mas sim da Digital Globe, providas através da Stratfor.

    • Janes não possui credibilidade? KKKKKKKK
      Cada uma que aparece, hein…

    • "A IHS Janes é ligada ao governo dos EUA e não possui credibilidade" E a Sputnik, que é uma mídia estatal russa, tem credibilidade ou será que o adjetivo "sputnice" é injustiça?..rs!

  2. Isso é propaganda para melar a campanha da Rússia na Síria. Segundo o ministro de Defesa da Rússia, as fotografias da base Síria, o equipamento queimando e as marcas de explosão estão lá há alguns meses e foram resultado de intenso combate pelo aeroporto conduzidos pelas tropas governamentais contra grupos terroristas armados.
    Isso quer dizer que essa imagens onde aparece fotos de helicópteros Russos é pura montagem e não foi na base da Rússia. Se isso fosse verdade, Pentágono estaria comentando sobre isso e os terroristas estariam postando imagens para o mundo ver.

    • Os americanos acabaram de afirmar que acham que foi um acidente.
      A realidade está bem na frente de seus olhos, mas já que vc quer acreditar que querem "melar" uma campanha já "melada" e que é montagem, bem, então aproveite a democracia e pense como quiser.

      • Acidente ou atentado, a verdade é que os helis foram p espaço…. e em abril o Jane's já tinha informado que a Rússia estava usando aquela base. Então, eu sigo acreditando na versão da Stratfor/BBC.

            • chance zero de acidente.
              Agora, os russos não tem como reagir a curto prazo. Vão fazer o que?
              Complicada a posição agora.

              (Se eu fosse paranoico acharia que tem relação direta com informações providas pelos EEUU ao EI através daqueles "moderados sírios"…)

              • A posição onde está o MiG-25 sírio (ver link da Stratfor na NOTA DO EDITOR²) entrega que não foi um acidente, haja vista o fogo não teria como se alastrar até lá. Pode ter sido um atentato, com a alguém tendo se infiltrado na base e colocado explosivos em locais chave, até pela precisão de onde ocorreram as explosões.

              • Foi muito preciso pra ser um acidente.
                Detalhe, a impressão que da é de que os 4 helis explodiram ao mesmo tempo.

  3. Amigos,

    Só relembrando que ataques assim não são novidade.
    http://www.cavok.com.br/blog/ataque-de-insurgente

    O que mais me impressiona é essa tentativa dos russos de ocultar um fato relacionado a atividades que são sempre plausíveis em luta assimétrica. Essa é uma atitute que em nada contribui para a imagem da Rússia; ainda mais nos dias de hoje, onde o acesso a informação é tão mais fácil e todo mundo fica sabendo de uma forma ou de outra um fato tão grave e aparente…

    • Tu lembraste bem.
      Propagandas a parte. Acontecimentos como esse são normais na guerra irregular. Ocorreram no Vietnan, no Afeganistão (tanto com URSS e EUA) e está ocorrendo na Síria. Bases aéreas sempre podem ser atacadas. Ainda mais quando talibans e IE se infiltram nas forças legalistas para obter informações.
      Não só bases aéreas, bases logísticas tb, no Afeganistão, centenas de caminhões foram incendiados por guerrilheiros talibans nas garagens. Faz parte…
      Na Guerra Irregular é mais complicado prevenir ataques, pois os atacantes se infiltram e se camuflam com a população e o ambiente.

    • _RR_,

      Desculpe-me pela pergunta tão pessoal ,mas…você trabalha em que área? Vejo que você é bastante conhecedor , dos mais variados assuntos, a sua opinião é muito respeitada em vários blogs. Pode parecer estranho, mas pra mim você é exemplo!

      • Olá Deivide,

        Grato pelo elogio! 🙂

        Formei-me em química e sou professor ( embora esse ano eu tenha me afastado dessa profissão para realizar outras atividades ).

        No mais, sou apenas um entusiasta que, entre trabalho, estudo, família e amigos, encontra um tempo pra ler acerca do assunto.

        E você, amigo? Qual sua profissão?

        Saudações.

        • Eu não trabalho, _RR_, emprego está escasso, principalmente pra pessoas sem experiência como eu (16 years).

          Obrigado por ter respondido!

          Sds

  4. Artilharia que não foi nesse suposto ataque….não há marcas de explosões ou dano colateral. Ataques de grad tem geralmente uma grande quantidade de crateras…..algo que nas fotos não há. Acidente até poderia ser no caso da area de estocagem, pois ali parecia ser algo meio "improvisado" mas o fogo não chegaria na pista sem deixar marcas assim como os arbustos em volta estão inteiros.

    Outra, onde estão os destroços dos helicopteros? Não há quaisquer tipo de ferragem retorcida. A foto do Mig é muito estranha…..tem uma aurea em volta e mesmo com uma explosão, o avião não mexeu 1m sequer.

    Ou isso foi uma tentativa do IE em fazer uma propaganda falsa e recebeu eco em jornais ocidentais (ávidos para jogar pedra no vizinho) ou o trabalho de um sabotador. Descarto um raid de comandos pois nas fotos da base há muito mais instalações que poderiam ter sido atacadas, sem falar que não há rastros de veiculos e um ataque sem os mesmos precisaria ser feito com muitos soldados muito bem treinados, algo que o IE não tem!

    • Pois é Pedrão. Nem Estado Islâmico sabe desse ataque que o BBC disse realizaram contra Rússia. Se fosse verdade, as imagens e os vídeos sobre esse suposto ataque estariam rodando o mundo e os terroristas estariam fazendo propaganda enorme sobre esse ataque contra Rússia…

Comments are closed.