A Alemanha vai receber seis aeronaves C-130J Super Hercules. (Foto: U.S. Air Force / Yasuo Osakabe)

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda para Alemanha de seis aviões de transporte e reabastecimento aéreo C-130J Super Hercules da Lockheed-Martin. A venda está avaliada em US$ 1,4 bilhão, segundo a agência de cooperação de defesa e segurança (DSCA).

A Alemanha havia anunciado em outubro de 2016 sua intenção de adquirir entre 4 e 6 aeronaves de transporte tático Lockheed Martin C-130J Super Hercules. Essas novas aeronaves devem ser usadas para suporte de operações especiais e operarão a partir de pistas de pouso “não disponíveis” para os quadrimotores Airbus A400M Atlas.

De acordo com a publicação Flightglobal, aprovação surge como o maior concorrente ao avião europeu, o A400M, que enfrentou problemas de produção e reduziu sua taxa de entrega. A Alemanha é, no entanto, o cliente lançador do A400M, com outros países europeus da OTAN, Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha, França, Luxemburgo e Turquia.

A potencial venda da Lockheed Martin para o governo alemão incluiu três aviões C-130J-30s, a versão estendida da aeronave, e três KC-130J, a versão de reabastecimento aéreo da aeronave. Também estão incluídas na venda oito sistemas de contramedidas eletrônicas AN/ALE-47, oito sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-47A(V)2, oito receptores de alerta de radar AN/ALR-56M e oito sistema de imagem eletro-óptico / infravermelho MX-20, além de subsistemas e quatro motores de reposição.

A primeira aeronave C-130J francesa, parte do esquadrão conjunto entre franceses e alemães, foi entregue no dia 15 de janeiro deste ano.

As aeronaves serão usadas em missões de transporte aéreo, reabastecimento aéreo e de lançamento aéreo em um esquadrão conjunto aliado franco-alemão, baseado em Evreux, França, de acordo com aprovação de vendas. O KC-130J fornecerá recursos de reabastecimento em voo para caças e aviões leves alemães e franceses, bem como helicópteros.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. É amigos, o concorrente do KC-390 é um senhor muito experiente e com muita lenha pra queimar ainda.

Comments are closed.