Motores AL-31FP em um Su-30MKI.

A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), estatal da Índia, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Rosoboronexport da Rússia para exportar peças sobressalentes e acessórios de motores dos caças Su-30MKI e MiG-29.

“O Memorando de Entendimento prevê a exportação de peças de reposição e serviços para países amigos para os quais foi concedida licença à HAL. As partes assinarão posteriormente um acordo sobre termos e condições mutuamente acordados. O escopo incluirá os motores do Su-30 MKI, AL-31FP, e os motores RD-33 do MiG-29, juntamente com acessórios e outros componentes”, afirmou a HAL em comunicado.

O acordo foi assinado na sexta-feira passada durante a exposição DefExpo 2020, realizada na cidade de Lucknow, estado de Uttar Pradesh.

Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana.

Anteriormente, os operadores de aeronaves russas, como MiG-29 (motor RD-33) e Su-30 (motor AL-31F), adquiriam peças de reposição de países terceiros não autorizados pelo fabricante original de equipamentos (OEM) da Rússia devido a considerações de custo e fornecimento . O novo acordo conecta a Índia à cadeia global de suprimentos de jatos russos, aumentando seu apelo aos clientes atuais e potenciais e elevando a HAL ao nível de um parceiro global de suprimento de peças para a Rosoboronexport.

O motor AL-31FP alimenta a variante indiana do jato Sukhoi, o Su-30MKI. A semelhança de peças entre a versão indiana com novas variantes de jatos Su-30, como Su-30SMs e Su-30MKMs, abriu um potencial mercado de exportação para os motores. Os jatos são usados ??pela Argélia, Angola, Armênia, Cazaquistão, Indonésia, Malásia e Vietnã.

De acordo com a HAL, o AL-31FP é um motor turbofan com fluxo axial e bypass baixo, que incorpora o sistema de pós-combustão e bico de jato de área variável com vetor de empuxo. Uma característica específica do AL-31FP é um bico de vetor axi-simétrico com um ângulo de vetor de empuxo de ± 15 graus no plano vertical, proporcionando super manobrabilidade da aeronave. O controle de vetoração de empuxo é integrado ao sistema de controle do motor.

MiG-29K da Marinha Indiana.

Os motores AL-31FP garantem uma operação estável em todas as evoluções disponíveis da aeronave nos modos de super manobrabilidade.

O outro mecanismo incluído no contrato é o RD-33, que equipa o caça Mikoyan MiG-29, que está em serviço na Argélia, Bangladesh, Cazaquistão, Malásia, Mongólia, Mianmar e Sérvia.

A HAL fabrica o RD-33MK que oferece um empuxo mais alto que o modelo básico (RD-33), apresentando todas as suas vantagens, como controle de vôo irrestrito e alta estabilidade contra distúrbios ambientais. Um caça a jato equipado com este motor pode decolar com segurança o convés do porta-aviões e executar tarefas de combate com eficiência em um clima quente. O motor contém sistemas que reduzem sua visibilidade óptica e infravermelha.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS