00O emprego de motores a jato estava em sua infância quando os projetistas começaram a considerar a união dos novos e excitantes motores com células igualmente não convencionais.

SNECMA C-450 “Coléoptère” (1959)

Em 1952 a SNECMA e começou a desenvolver o projeto original de uma aeronave de combate compacta de alto desempenho.

01

Após testes com o Atar Volant, que provou a capacidade de um motor turbojato verticalmente para levantar uma aeronave de forma VTOL com segurança a partir do solo, de acelerar para o voo vertical e voar como um avião convencional, e pousar de forma vertical, a SNECMA construiu um avião de pesquisa em torno deste tipo de motor. O motor utilizado foi um Atar 101 E.5V equipado com um bocal capaz de deflexão e gerando 3.700 kg de empuxo.

Conhecido como o C.450-01 Coléoptère, este protótipo era basicamente semelhante ao P.3 C.400 Atar Volant, com inclinação do assento dentro de um cockpit fechado, mas foi equipado com uma asa circular para permitir a transição para o voo horizontal. A fuselagem foi construída pela empresa Nord.

Atar Volant
Atar Volant

O controle direcional na decolagem e no pouso se dava por ar de alta energia sangrado do motor. Já o controle direcional durante o voo horizontal era por quatro aletas giratórias, igualmente espaçados em torno da extremidade traseira da asa circular, enquanto transições de vertical para horizontal foram atenuadas pela utilização de duas retrateis e pequenas aletas, montadas nos lados do nariz da fuselagem.

O C.450-01 fez seu primeiro voo livre vertical em 6 de maio de 1959, em Melun-Villaroche. Em 25 de julho, durante a transição de vertical para o voo horizontal ele sofreu um acidente com perda total. A uma altitude de 75m o coléoptère caiu e ficou destruído. O piloto, Auguste Morel, conseguiu ejetar e saiu ileso.

A SNECMA afirmou, mais tarde, que dados coletados indicavam que a inclinação tinha sido realizada com sucesso, e que nem o sistema de estabilização de controle de jato, nem a fórmula aerodinâmico da asa circular foram as causas do acidente.

04

Asas: Circular de construção em liga leve, compreendendo duas superfíciels e estrutura interna.

Fuselagem: Estrutura de liga leve convencional.

Unidade da cauda: aletas cruciformes e lemes de construção em liga leve, montados para fornecer controle direcional em todos os eixos.

05

Trem de Pouso: quatro pernas oleo-pneumáticos montados no bordo de fuga da asa com pneus de borracha.

Propulsão: Um turbojato SNECMA Atar 101E.V (3.700 kg de empuxo) montado atrás do cockpit e dentro da fuselagem.

Tanques de combustível: integrais com capacidade total de 700kg de combustível.

06

Bell D-188A (1960)

Iniciativa o Bell D-188A (designação militar não oficial XF-109/XF3L) foi o desenvolvimento de aeronaves sobre o conceito de decolagem e pouso vertical. Projetado com oito motores a jato, dos quais metade era para ser colocado nas naceles rotativas. Infelizmente o avião não foi além de mockup.

Em 1955 a Bell Aircraft projetou para a Força Aérea e a Marinha dos EUA um caça supersônico para qualquer tempo capaz de decolagem vertical curta e aterragem vertical (VTOL/STOL). O projeto era muito ambicioso e foi projetado para executar uma variedade de funções de dois operadores (USAF/USN) diferentes. O modelo foi oferecido em duas versões: D-188 para a Marinha e D-188A para a Força Aérea.

07

Os engenheiros da Bell estavam tão confiantes nas perspectivas de seu projeto que a versão para a Marinha e para a Força Aérea receberam as designações XF3L-1 e XF-109, o que demonstra o grau de confiança no projeto.

Em 1959, a Marinha dos EUA havia perdido o interesse no projeto da Bell e trabalho continuou apenas no D-188A. Em 5 de dezembro de 1960 a Bell oficialmente apresentou o modelo (um mockup) designado como XF-109. Oficialmente a designação XF-109 pertenceu ao míssil da Boeing CIM-10 Bomarc.

A empresa esperava construir um protótipo, mas em 1961 o financiamento foi interrompido. O secretário de Defesa dos EUA, McNamara, mudou as prioridades do programa de caça tático (Tactical Fighter Experimental – TFX), que levou à criação do F-111.

Quando o projeto foi cancelado mais de US$ 17 milhões (cerca de US$ 134 milhões em valores atuais) e 500 mil horas de engenharia e pessoal técnico haviam sido gastos.

O Projeto VTOL D-188A não recebeu maior desenvolvimento, mas os resultados da pesquisa realizada pela empresa foram utilizados para desenvolver projetos de combate VTOL nos EUA e na Alemanha (VTOL VJ-101C).

08

O avião que estava sendo desenvolvido pela Bell, era pouco convencional e deveria ter tido uma fuselagem longa e fina, feita de acordo com a ‘regra de área’. A Bell optou para motor de elevação oito pequenos e leves General Electric J85-GE-5, sendo dois montados em cada casulo basculante na ponta de cada asa e quatro na apertada fuselagem. Dois, da fuselagem, eram para elevação e dois para a propulsão. Os motores principais estavam dotados de pós-queimadores e todo o conjunto desenvolveria um empuxo de 10.970 kg.

Naceles dos motores das pontas das asas rotacionavam 100° da horizontal para a vertical, de modo que os motores instalados neles criavam empuxo horizontal e vertical e forneciam a frenagem. No modo de decolagem vertical, quando a gôndola estava na posição vertical, carenagens de apoio a ingestão de ar se deslocavam 25cm para a frente, aumentado a área da entrada de ar.

Já os motores instalados na fuselagem usavam pequenas tomadas de ar que por meio de uma válvula, direcionava o fluxo de ar.

O avião teria uma taxa de subida de 30 m/s. Sua velocidade de cruzeiro seria de Mach 0,9 a uma altitude de cerca de 10.700 m e teria um alcance de 1.100 km. Em grande altitude, o avião iria de Mach 1 até Mach 2 em menos de dois minutos.

Os controles dos modos de voo e transição do vertical para horizontal seria fornecido por um sistema de controle de jato de ar comprimido a partir do compressor (sangria de ar).

09

A Bell estudou cuidadosamente os efeitos dos gases dos motores quando estes atingiam o solo. Foram realizado mais de 1.700 horas em banco de ensaio, o que mostrou que as placas de concreto convencionais podiamm suportar temperaturas de 1.650°C.

O armamento deveria consistir de pequenas armas, foguetes e bombas. Quatro canhões de 20 mm ficariam na fuselagem. Mísseis e bombas seriam a carga externa.

Dimensões – Comprimento: 18,90m; Envergadura: 7,24m; Altura: 3,89m; Área das asas: 18,02 m².

Pesos – Vazio: 6.260kg; carga total: 10.849 kg

Velocidade máxima – Mach 2,3; Alcance: 3.900km; Raio de combate: 2.170km; Teto de serviço: 18.000m

Armamento – Quatro canhões de 20 mm, foguetes e bombas.

010

Bell ATV (1954)

Quando a Bell perdeu o contrato para desenvolver um caça de decolagem e pouso vertical (tail-sitter da Convair e da Lockheed) os engenheiros estavam convencidos de que sua abordagem era a correta.

Depois de não obter financiamento para o projeto que tinham proposto o engenheiro Chefe da Bell Aircraft, Stan Smith, obteve US$ 100.000 dólares da própria companhia em abril 1953 para continuar o desenvolvimento.

013

Projetado sob a designação Modelo 35, parecia-se com um planador com asa para-sol e fuselagem com empenagem em T (o avião era uma colcha de retalhos, montado com peças de outras aeronaves). Ao invés de um trem de pouso convencional a aeronave era dotado de esquis. A motorização ficou por conta de dois motores pivotantes montados ao lado da fuselagem. A Bell adquiriu da USAF, 6 motores Fairchild (com vida útil de 5 horas cada) fornecidos pelo valor simbólico de US$ 1 cada um.

Os primeiros voos do N1105V foram em junho de 1954 sofrendo este de insuficiência do compressor no motor direito, a qual rompeu a linha de combustível da cauda, forçando a um pouso de emergência. Reparado, o avião voou com sucesso em 16 de novembro de 1954 e as transições parciais para voo horizontal realizadas com os motores ficando totalmente na posição vertical. O projeto deu pouca monta de valor e logo foi abandonado. O ATV não era uma aeronave de testes bem-sucedida, mas forneceu uma visão considerável para os desafios de produzir projetos de VTOL a jato.

014

Envergadura: 7,93 m

Comprimento: 6,31 m

Altura: 2,35 m

Peso: 908 kg

Propulsão: Dois turbojatos Fairchild J44 gerando cada um 499 kg de empuxo


Anterior: Estranhas silhuetas no céu


FONTES: Aviastar; Alternat History; Air And Space

Edição: CAVOK

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91 COMENTÁRIOS

  1. esse da snecma parece aqueles caças espaciais das ficções cientificas antigas

  2. Meeeuu Deuss! Gio, isso tudo aconteceu aqui na terra? Rsss…
    Coisa maluca aquele híbrido de teco-teco com helicóptero e V-22 Osprey.
    Bem que vc escreveu que essa parte 2 seria surpreendente.

  3. Off: Imprecisos, mais de 400 drones dos EUA já caíram do céu desde 2001 – divulgado no UOL http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35

    Como Tostines que "vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais", ou seja mata mais porque é mais eficiente ou é eficiente porque mata mais, caindo na cabeça dos alvos….rsss

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  9. 8 j85, n pode deixar a FAB ver esse projeto ou ela vai querer desenvolver e chamar de Vtol-br ja que aproveitaria o motor dos f-5

    kkkk

  10. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

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  52. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  53. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  54. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  55. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  56. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  57. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  58. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  59. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  60. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  61. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  62. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  63. O SNECMA C-450 foi um projeto incrivelmente revolucionário… uma pena que não continuaram seu desenvolvimento, realmente eu gostaria de ver até onde chegariam.

    Falando em silhuetas estranhas, vou sugerir um vídeo:
    Vertol VZ-2 VTOL Aircraft: "Flight Tests of US Army VZ-2" 1960 NASA Langley Research Center http://youtu.be/xluZ74K5818

  64. Pode se dizer que sim, até porque a Boeing terminou comprando a Vertol em 1960, formando assim a 'Boeing Vertol', que, com o tempo, passou a se chamar 'Boeing Helicopters', e depois, 'Boeing Rotorcraft Systems'.
    Atualmente, a empresa se chama 'Mobility Division of Boeing Military Aircraft', parte do grupo 'Boeing Defense, Space & Security'.

  65. O pavoroso SNECMA C-450 “Coleoptère” parece ter inspirado, sem as mesmas pretensões técnicas, mas sim algo das aerodinâmicas, o feioso avião experimental britânico Edgley Optica.
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl =http://4.bp.blogspot.com/-bjGtlzoGIKc/TVlvZph7gYI/AAAAAAAAAwY/ywXQL2bMoVg/s1600/optica.jpg&imgrefurl=http://asasdemetal.blogspot.com/2011/02/edgley-ea7-optica.html&usg=__PMOUediJ5lT8FyNSlnsQ9ORjk8A=&h=425&w=640&hl=pt-BR&start=2&zoom=1&tbnid=EtAn40cKbYsesM:&tbnh=91&tbnw=137&ei=DranU5OSNs6zsATChYDICA&sa=X&ved=0CB8QrQMwAQ&ptbm=isch&q=avi%C3%A3o+optica
    O Bell D-188A praticamente tornava o desenho de um jato “difícil”, para muitos, o F-104, numa aeronave impossível (para a época. Só recentemente domaram as hélices dos Osprey, o que dirá 8 jatos, aos pares, em posições e com acionamentos diferentes). Não ia funcionar. Ainda bem que não matou ninguém.

    O suicida ATV eu faço aqui no quintal e ainda explodo as casas circundantes, ao cair… 😀

    • O Coleoptère pra mim foi uma grande 'sacada' dos franceses, pois eles simplesmente colocaram as asas ao redor da fuselagem! Mas fica a pergunta: Aonde iriam as armas?

  66. Pode se dizer que sim, até porque a Boeing terminou comprando a Vertol em 1960.

  67. poderiam ir presas ao redor das asas, mas creio que ele teria que rolar pra lançar as de cima

  68. uma baia interna tbm poderia levar, ja que ele n levaria o trem de pouso dianteiro nela

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