1046242299 - EUA aprovam venda de dois helicópteros UH-60M Black Hawk para Croácia
A Croácia comprará dois helicópteros UH-60M Black Hawk da Sikorsky.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou no dia 30 de outubro que aprovou o pedido da Croácia para compra de dois helicópteros UH-60M Black Hawk e equipamentos relacionados no valor de US$ 115 milhões.

“O Departamento de Estado decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira para a Croácia de dois helicópteros UH-60M Black Hawk e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 115 milhões”, afirmou a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) em comunicado.

O governo da Croácia solicitou uma possível venda dos dois helicópteros Black Hawk UH-60M na configuração padrão USG com equipamento exclusivo designado e equipamento fornecido pelo governo, até nove motores T700-GE-70 ID e até nove sistemas H-764GU de posicionamento global incorporado / Navegação inercial (EGI).

Também estão incluídos no contrato equipamentos de segurança de comunicação, incluindo um transponder de identificação amigo ou inimigo (IFF) AN/APX-123A, rádios AN/ARC-201D RT-1478D e rádios AN/ARC-231 RT-1808A, garantia da aeronave, dignidade do ar, suporte, serviços de calibração, peças de reposição e reparo, equipamentos de suporte, armas, munição, dispositivos de visão noturna, publicações e documentação técnica, dispositivos de treinamento de pessoal, ferramentas e equipamentos de teste, logística dos EUA, serviços de suporte e outros elementos relacionados ao suporte logístico.

Os principais contratados serão a Sikorsky Aircraft Company, Stratford, Connecticut; e General Electric Aircraft Company (GEAC), Lynn, Massachusetts. Não há contratos de compensação conhecidos em relação a essa venda potencial.

A Croácia aumentará significativamente sua capacidade de fornecer apoio de tropas, segurança nas fronteiras, contraterrorismo, evacuação médica, busca e salvamento, reabastecimento / apoio externo e apoio de combate, disse a DSCA.

Anúncios