Aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Libanesa receberão os foguetes guiados a laser APKWS. (Foto: REUTERS / Omar Ibrahim)

Os Estados Unidos entregaram um carregamento de foguetes guiados a laser APKWS (Advanced Precision Kill Weapon System) para o Líbano, avaliado em aproximadamente US$ 16 milhões.

Os foguetes guiados por laser APKWS são um componente chave para o novo avião de ataque Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano da Força Aérea Libanesa (LAF), disse a embaixada dos EUA em Beirute, confirmando a entrega através de um comunicado no Twitter na quarta-feira (14/02).

A entrega demonstra o firme compromisso do governo dos EUA de apoiar o Exército do Líbano em sua capacidade única e legítima de defensa do Líbano.

Lote de foguetes APKWS sendo embarcada no C-17 Globemaster III.

A referência parece ter como alvo o Hizbullah, apoiado pelo Irã, que tem um arsenal que rivaliza com o do Exército Libanês.

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, ofereceu ajuda militar de seu país ao Líbano durante uma visita nesta semana, mas disse que o governo libanês precisa mostrar “um desejo” de aceitá-lo primeiro.

A Força Aérea do Líbano recebeu seis aeronaves A-29 Super Tucano.

Desde 2005, os EUA investiram mais de US$ 2 bilhões em uma parceria com a LAF, disse a embaixada. Seis aeronaves A-29 foram entregues para a LAF em dois lotes, sendo duas aeronaves em outubro de 2017 e quatro em junho de 2018.

SEM COMENTÁRIOS