4824188021_089cce3761_b
Lockheed Martin C-130J-30 ‘Super Hercules’ / Foto: USAF

A Lockheed Martin está prestes a garantir um contrato bilionário para fornecimento de 78 unidades de sua aeronave de transporte C-130J ‘Super Hercules’, com opção para 5 adicionais.

Desse total, 72 exemplares serão destinados à Força Aérea dos EUA (USAF). Os Marines (USMC) receberão os 6 exemplares restantes, que serão fornecidos na variante de reabastecimento em voo KC-130J.

KC-130J VMGR-352 Raiders
Lockheed Martin KC-130J / Foto: USMC

Os cinco opcionais, se fornecidos, serão da variante de busca e salvamento HC-130J e destinados à Guarda Costeira (USCG).

Lockheed Martin C-130J-30 'Super Hercules' (2)
Lockheed Martin C-130J-30 ‘Super Hercules’ / Foto: USAF
MC-130J Commando II, by Stedman
Lockheed Martin MC-130J ‘Commando II’ / Foto: Gary Stedman

As aeronaves destinadas à USAF serão fornecidas num mix contendo a variante de fuselagem alongada C-130J-30, a variante de busca e salvamento HC-130J, e a variante de operações especiais MC-130J Commando II, dos quais alguns exemplares serão convertidos na variante artilhada AC-130J Ghostrider Gunship.

pksjo2pqjpfahr0xxzln
Lockheed Martin AC-130J ‘Ghostrider’ / Foto: Lockheed Martin

De acordo com as informações divulgadas, o negócio está praticamente fechado, aguardando apenas a formalização. Se efetivado, apenas para atender as necessidades de cronograma das Forças Armadas, a linha de produção da Lockheed Martin em Marietta, Geórgia, terá de produzir entre 16 a 17 aeronaves por ano. Quando suplementado com as compras dos clientes internacionais, esse número precisará ficar na casa das 24 aeronaves/ano.

48FN_Lockheed_C130J_line_01
Linha de montagem do C-130J ‘Super Hercules’ nas instalações da Lockheed Martin em Marietta, Geórgia / Foto: Lockheed Martin

divider 1FONTE: Flight Global

EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

20 COMENTÁRIOS

  1. E aqui sofrendo para manter o desenvolvimento do KC-390 dentro do cronograma. Depois reclamam quando a Embraer anuncia transferência de linhas de produção. 🙁

    []'s

    • Está. E pelo visto os primeiros stormtroopers irão ser despejados no campo de batalha por estes Hercules aí… 2060 e além!

  2. Sem concorrência interna nesta classe de aeronave era lógico a Lockheed ganhar mais esta. Mesmo que o KC-390 já estivesse operando não teria chance, o Super Tucano só foi comprado, porque a industria aeronáutica americana não produzia nada parecido, sempre se preocuparam com superlativos. o Harrier foi outro caso, viram o caça Inglês funcionando bem, enquanto seu projetos similares e mais complexos foram abandonados, então resolveram pegar o que já estava pronto e funcionando, além de ser projetado pela pátria mãe, oque não iria ferir tanto o orgulho.

  3. Pois é um projeto de 1954 (Agosto de 1954 foi o primeiro voo), e o "Gordo" continua a fazer dinheiro…

    Tenho fé que nosso KC-390 faça o mesmo, guardado as devidas proporções é claro.

    CM

  4. Mais uma máquina Lockheed Martin sem comparação. Fantástico e eterno. Para mim uma das aeronaves mais importantes já desenvolvidas.

    • Acompanho o relator.

      Ainda ontem conversava com o Gio sobre isso, Wolf!
      Poucas aeronaves se demonstraram tão versáteis e confiáveis como o C-130. Literalmente pau para toda obra. Esse, com certeza, vai ser centenário.

      Sds!

      • La Marca, temos aeronaves míticas onde eu coloco o F-15 e P-51 e outras eternas com o F-16 e o C-130 e B-52. O interessante desta máquina é a versalidade do projeto, tão flexível que a vemos com canhões e morteiros montados em sua fuselagem ou combatendo incêncio, ou fazendo busca e salvando na Guarda Costeira Americana. Algo sem igual. Os engenheiros deste projeto deveriam ter estatuas distribuidas por ai. Qaul seria a aeronave moderna brasileira mítica? Tucano, Bandeirantes, ERJs, Ipanema, AMX? Eu coloco minhas fichas no Brasília. Para mim o divisor de águas na indústria nacional.

        • Esqueceu de colocar o Tomcat como caça místico também! Hehehehhe

          O C-130 é de uma geração muito boa…

          • Creio que vc quis dizer "mítico", esse "s" sobrando muda todo o sentido da palavra. Bom, a menos, claro, que seja exatamente isso o que vc acha do F-14. Se for, desculpe minha intervenção.

            Sds.

            • Isso, correto!
              Costumo colocar as palavras sugeridas do auto-corretor e acabei cometendo este erro!

              Mas o Tomcat alem de mítico é místico não é? Hehehehe

              Valeu por corrigir!

              Abraços.

        • Eu acho que é o Bandeirantes , tipo : Ele foi o pioneiro ( viu ? Eu trato os aviões como se eles tivessem vida….) no Brasil , o primeiro a ser produzido . Ai depois vem a Linha Tucano que é um sucesso de vendas .

    • AHAHAHAHAHAH

      Que erro básico… Alguma vez os Hummer´s iriam conseguir passar aquela areia mole!?
      Ainda por cima versões de comando, mais pesadas… muito bom…

  5. O Hércules eh muito versátil. Esse eh um dos aviões em que o projeto parece nunca ficar.antigo!

  6. Posso estar errado, mas esse projeto deve ser o ou um dos mais acertados da história da aviação. Vida longa ao C-130.

Comments are closed.