f-15_heroGrupo de senadores, em carta aberta, diz que a Casa Branca deve superar os atrasos e aprovar a venda US$ 9 bilhões em aramas aos Estados do Golfo.

Um grupo bipartidário de senadores americanos emitiram uma carta conjunta ao presidente Obama pedindo-lhe que acelere a venda de caças para o Kuwait, Qatar e Bahrein.

A Casa Branca está a atrasando propositadamente a aprovação de uma grande venda de caças aos Estados do Golfo, de forma que este atraso ameaça a prejudicar o relacionamento de Washington com eles, uma vez que os EUA procura aliados árabes para lutar contra o Estado islâmico e conter a influência do Irã na região, de acordo com um dos senadores do grupo de senadores que estão pedindo que o negócio prossiga.

Super Hornet
Super Hornet

A venda dos caças para o Kuwait (F/A-18 Super Hornet), Qatar (F-15) e Bahrein (F-16V) está pendente há mais de dois anos. A Casa Branca, sob administração Obama, tem adiado a venda adiado a venda por pressões de Israel, seu principal e maior aliado na região. EUA e Israel estão finalizando um acordo para um pacote de ajuda militar à Israel, mas que tem sido muito criticado dentro dos EUA.


FONTE: The Wall Street Journal

 

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Rafale e typhoon agradecem a ajuda democrata!
    Pena que o Gripen não tá no pareo ainda pra disputar esse bolo

    • Não se trata de ajuda democrata e sim a hesitação de Obama frente à pressão israelense.

    • Num certo portal, armazém de secos e molhados, a razão para a pressão dos senadores era o medo da Rússia conquistar esses mercados. Haja desinformação…

Comments are closed.