O segundo protótipo do helicóptero EC175 da Eurocopter durante o primeiro voo realizado na França. (Foto: Jerome Deulin / Eurocopter)

O segundo protótipo do helicóptero EC175 executou seu primeiro voo na sexta-feira, dia 17, a partir da unidade da Eurocopter em Marignane, França, onde durante os 45 minutos de voo validou as qualidades básicas de controle e funcionalidades do sistema para o modelo que está sendo desenvolvido em conjunto com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC). O primeiro protótipo do EC175 fez seu primeiro voo em dezembro de 2009 em Marignane.

O mais recente protótipo do EC175 está configurado para o mercado de transporte offshore, e inclui sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas, e um completo equipamento de rádio navegação, funcionalidades HTAWS, HUMS, uma porta de correr de carga e guincho, juntamente com um ar-condicionado de alta performance. Adicionalmente, o helicóptero está próximo de sua versão final que está prevista para receber a certificação da autoridade de aeronavegabilidade no segundo semestre de 2011, permitindo que as entregas do EC175 comecem em 2012.

Assim como os testes de voo e o desenvolvimento do EC175 encontra-se dentro do cronograma, as atividades do programa industrial do modelo também encontram-se em andamento e no prazo. A linha de produção das células do EC175 estão operacionais em Harbin, China, e a linha final de montagem em Marignane está preparada para receber as duas iniciais fuselagens produzidas na China – ambas configuradas para missões de transporte de pessoal para plataformas de gás e petróleo offshore. A entrega da primeira fuselagem da China para Eurocopter na França deve ocorrer antes do final de 2010, enquanto que a segunda deve ocorrer no primeiro semestre de 2011.

As atividades de apoio logístico integrado para o EC175 também foram iniciadas, e a INDRA foi selecionada para desenvolver o primeiro simulador completo do helicóptero.

Lançado em dezembro de 2005, o desenvolvimento cooperativo do EC175 tem sido auxiliado por novas ferramentas tecnológicas via computadores que economizam tempo e dinheiro. Os trabalhos de desenvolvimento e de industrialização estão igualmente divididos entre a Eurocopter e a AVIC de acordo com as especialidades de cada companhia. Dois diferentes helicópteros resultarão numa plataforma única: o EC175 – fabricado, vendido e apoiado pela Eurocopter em Marignane; e o Z15 – produzido, oferecido ao mercado e apoiado pelo Grupo AVIC.

Até o momento, um total de 114 pedidos já foram feitos para o EC175, por 14 clientes.

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