
O helicóptero bimotor médio Eurocopter EC175 vem progressivamente finalizando o seu processo de certificação, e o seu motor foi recentemente certificado e mais detalhes sobre as suas performances tornadas públicas.
A Air Transport Canada, entidade que gere os transportes aéreos canadenses, certificou o motor turbinado Pratt & Whitney Canada PT6C-67E, anunciado durante esta semana pelo fabricante. “Neste momento podemos passar da fase de desenvolvimento à fase de produção enquanto nos preparamos para a primeira entrega do EC175, afirmou o vice presidente Richard Dussault. Esta variante do PT6C com cerca de 1.775cv incorpora um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) de canal duplo.
Entretanto, o construtor de helicópteros europeu, revelou o peso máximo de decolagem do helicóptero, 7.500kg, para uma carga útil de 3.298kg. O seu raio de ação, com dois pilotos e até 18 passageiros, está sendo informado como de 135 milhas náuticas, cerca de 230km (em configuração offshore, JAR OPS 3, com reserva de combustível de 30 minutos mais 10% de combustível de contingência, em condições ISA). A velocidade de cruzeiro será cerca de 260km/h.
Dois protótipos do EC175 já voaram desde o inicio do programa de teste em 2009, e espera-se que a sua certificação seja obtida até ao final do ano. O Eurocopter EC275 está sendo desenvolvido em conjunto com a Avicopter Chinesa.
Fonte: AIN – Tradução: Cavok
O projeto EC-175 custou a Eurocopter e Harbin 600 mi de euros, veja resumo de sua história.
A China não perde tempo para obter tecnologia.
Ele é o helicóptero apontado como off shore para 16 pax no futuro.
http://www.eurocopter.com/w1/jrotor/75/star.html#…
Comments are closed.