A aeronave demonstradora de tecnologia Eurocopter X3 terminou sua turnê pelos EUA com um pouso ao lado do Pentágono, em Washington D.C. (Foto: Eurocopter)

A Eurocopter completou a sua bem sucedida turnê de sete semanas de demonstração do X3 nos Estados Unidos, permitindo que uma ampla gama de operadores civis e militares pudessem testemunhar – e experimentar – as características de vôo deste revolucionário helicóptero híbrido de alta velocidade e longo alcance. O X3 voltou a sua base no Centro de Testes de Voo, em Istres, no sul da França, onde chegou a bordo de um avião de carga fretado que transportou o avião desde a Virgínia nos EUA.

Durante a sua turnê nos EUA, o X3 apareceu em quatro estados, do Texas até a Virginia – registrando mais de 55 horas de voo realizadas pela equipe de teste da Eurocopter, além de oportunidades de voo para 47 pilotos convidados que assumiram os controles para uma apreciação em primeira-mão desta excelente aeronave em qualidades de vôo, manobrabilidade e capacidades de aceleração/desaceleração desde o voo pairado.

A aeronaves realizou um total de 55 horas de voo em demonstração nos EUA, incluindo voos com pilotos norte americanos. (Foto: Eurocopter)

Entre as características de voo do X3 elogiadas por esses pilotos estavam sua excelente estabilidade e o baixo nível de vibração, a impressionante aceleração e desaceleração, a capacidade de fazer descidas íngremes, enquanto controlava a velocidade, a capacidade da aeronave a pairar com nariz para baixo ou nariz para cima, e sua capacidade de ser conduzida por todo o inteiro envelope de vôocom o piloto automático desligado.

A aeronave X3 pode ser visitada, observada e fotografada por diversos convidados civis e militares durante a turnê por diversos locais nos EUA.

“Estamos muito encorajados com o feedback extremamente positivo do potencial futuro dos usuários civis e militares dos EUA, o que confirma mais uma vez a necessidade de uma nova abordagem que combina o jogo de mudança de desempenho com uma economia altamente custo-efetiva”, disse o presidente e CEO da Eurocopter Lutz Bertling. “O X3 representa o futuro da aviação, e estamos convencidos de que podemos melhorar significativamente as operações em diversos setores, como ressaltado pelo feedback que recebemos em cada parada nos Estados Unidos.”

A aeronave híbrida X3 chegando para pouso no Pentágono. (Foto: Eurocopter)

A visita aos EUA marcou a primeira turnê do X3, juntamente com a sua primeira aparição fora da Europa. Ressaltando a maturidade do conceito de helicóptero híbrido da Eurocopter, a aeronave realizou sua turnê inteira conforme planejado, a partir de um evento inicial especial e uma semana de demonstrações em Grand Prairie, Texas, sede da American Eurocopter, subsidiária da Eurocopter nos EUA, seguido por apresentações agendadas no Arsenal Redstone Army Airfield, em Huntsville, Alabama; Simmons Army Airfield, em Fort Bragg, perto de Fayetteville, Carolina do Norte; Manassas Regional Airport em Manassas, Virgínia; Davison Army Airfield em Fort Belvoir, Virgínia; e finalizando com um pouso ao lado do Pentágono, em Washington, D.C.

Durante a turnê nos EUA, o X3 foi pilotado pela equipe francesa da Eurocopter. (Foto: A. Pecchi / Eurocopter)

As apresentações em vôo durante todo a turnê X3 foram realizadas pelo piloto de testes da Eurocopter Hervé Jammayrac, acompanhado pelos engenheiros de vôo de teste Daniel Semioli e Dominique Fournier, juntamente com as equipes de projeto e técnica. Aos pilotos dos clientes foi dada a oportunidade de voar o X3, incluindo os aviadores nos serviços militares dos Estados Unidos, agências de aplicação da lei, prestadores de serviços médicos, operadores de transporte aéreo offshore, e de aeronaves do setor de serviços.

Para o transporte entre a França e os EUA, o X3 foi embarcado num Antonov An-124 fretado. (Foto: Eurocopter)

Até à data, a aeronave híbrida tem demonstrado uma velocidade máxima de 232 nós em 80 por cento de potência, bem como uma taxa de subida de 5.500 pés por minuto. Também tem níveis muito baixos de vibração, sem a necessidade de quaisquer sistema passivo ou ativo de anti-vibração.

O X3 é projetado para ser rentável, o que representa uma grande vantagem nas aquisições militares e civis, bem como nas operações – com a sua velocidade de cruzeiro aumentada em 50% em relação aos atuais helicópteros, enquanto os custos de ciclo de vida serão inferior a 20%.

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1 COMENTÁRIO

  1. Os números divulgados agora estão mais detalhados, mais atrativos, teoricamente compensam o projeto. E a Eurocopter está conseguindo, ainda, anestesiar a clientela em relação à aparência do feioso X3 "Quasímodo". Siga, otimismo…

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