O Demonstrador de Tecnologia Eurocopter X3 que será apresentado em voo no Paris Air Show 2011. (Foto: Eurocopter)

O compromisso da Eurocopter com a inovação será apresentado durante o Paris Air Show 2011, que ocorre de 20 a 26 de junho em Le Bourget, onde a participação da empresa incluirá a primeira demonstração em voo para o público do X3 híbrido e do novo helicóptero EC175.

A presença da Eurocopter em Le Bourget incluirá também a exibição dos modelos modernizados: os helicópteros EC145 T2 e AS350 B3e; um Pantera AS565 equipado com o Stand Alone Weapon System (SAAS); um EC135 configurado para missões policiais e aduaneiras; e uma versão do EC175 adaptado para operações de busca e salvamento. “A Eurocopter se dedica à inovação a cada dia, expandindo os limites do vôo, e o X3 é um excelente exemplo de como estamos nos preparando para o futuro”, disse Lutz Bertling, Presidente da Eurocopter. “Tenho certeza de que os visitantes do setor e o público em geral vão ficar impressionados no Paris Air Show deste ano com as demonstrações em vôo do X3, que é inigualável na aviação”.

O X3 que será apresentado é equipado com um rotor principal de cinco pás e duas hélices em shortspan nas asas fixas – uma combinação que oferece excelente decolagem vertical e capacidade de pouso do helicóptero, juntamente com maior velocidade de cruzeiro rápido e manobralidade da aeronave.

A Eurocopter também antecipa uma ampla gama de utilizações para o conceito de helicóptero X3 híbrido, incluindo missões de resgate e salvamento (SAR) de longa distância, atividades de guarda costeira, missões de patrulha de fronteira, transporte de passageiros, operações offshore e serviços de transporte entre cidades.

O helicóptero executivo EC175 também será destaque da Eurocopter no Paris Air Show 2011. (Foto: Eurocopter)

Também integra o programa do Paris Air Show a demonstração em voo de um EC175, que está sendo desenvolvido pela Eurocopter em um programa conjunto com a China. Este helicóptero multi-função da categoria de sete toneladas métricas de peso se encaixa na gama de produtos da Eurocopter entre o Dauphin AS365 e a família de aeronaves AS332/EC225 Super Puma.

Os benefícios de um mix de comprovadas tecnologias avançadas proporcionam ao EC175 um excelente desempenho e confiabilidade. O EC175 apresentado em Le Bourget é um dos dois helicópteros em voo de teste e programa de desenvolvimento, que prevê a certificação da aeronave no segundo semestre de 2011, com entregas a partir de 2012.

Na área de exibição estática do Paris Air Show, a apresentação dos novos EC145 T2, AS350 B3e e AS565 MBe da Eurocopter demonstram a implementação da estratégia de evolução de toda a linha de produtos para a melhoria da sua eficiência operacional, desempenho e manutenção.

O EC145 T2 incorpora novos motores Arriel 2E, juntamente com o rotor de cauda tipo Fenestron da Eurocopter, aperfeiçoadas caixas de transmissão do rotor principal e do rotor de cauda, aviônica digital e piloto automático de quatro eixos.

Para a família Esquilo, maior sucesso de vendas da Eurocopter, a aperfeiçoada versão do AS350 B3e está equipada com a mais potente turbina Turbomeca Arriel 2D, juntamente com uma nova geração do FADEC (Full Authority Digital Engine Control) e um gravador de dados para monitoramento do motor.

O aperfeiçoado AS565 MBe, que oferece o mais alto e melhor desempenho para a família de helicópteros Pantera, será exibido em Le Bourget equipado com o Stand Alone Weapon System (SAWS). O SAWS é desenvolvido pela Eurocopter e a ATE com sistemas de armamentos flexíveis e adaptáveis que incorpora sistemas de missão e identificação, duas torres de armas multi-uso e uma variedade de carregadores de armas que inclui metralhadoras, foguetes dirigidos e não dirigidos e mísseis.

Um evento especial da Eurocopter está previsto para acontecer durante o Paris Air Show no dia 23 de junho, para celebrar as três décadas de excelência operacional da família de helicópteros Esquilo / AStar. As conquistas desta linha de produtos incluem mais de 5.000 aeronaves entregues, 21 milhões de horas de vôo, mais de 1.400 operadores em todo o mundo, e alguns voos marcantes, como o pouso em maior altitude no Monte Everest.

O evento no aeroporto Le Bourget proporcionará a oportunidade de celebrar assinaturas de novas vendas do Esquilo monoturbina, assim como a entrega de uma série de AS350 B3e produzidos pela Eurocopter ao seu primeiro cliente.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esse Eurocopter X3..

    Fiquei curioso para saber se na hora da decolagem vertical as duas hélices em shortspan nas asas fixas estão funcionando ou se entram em funcionamento após a decolagem.

  2. Parece um cortador de mortadela,A Eurocopter podia ter usado um sistema de rotores coaxias como o X-2 da Sikorsky.

Comments are closed.