RS65230 201709580 - Eurofighter conclui testes de integração do míssil Brimstone no caça Typhoon
Um Brimstone sendo disparado de um Eurofighter. (Foto: BAE Systems)

Uma série de disparos reais do míssil de ataque de precisão Brimstone a partir de um Eurofighter Typhoon foi concluída com sucesso, adicionando capacidade aprimorada para a aeronave de combate.

Os ensaios, conduzidos pela seção Militar e de Informação Aérea da BAE Systems em Warton, Lancashire, no Reino Unido, fazem parte de um programa de novos aprimoramentos que serão lançados em toda a Real Força Aérea Britânica (RAF), garantindo que o Typhoon permaneça na vanguarda da capacidade de combate.

O míssil Brimstone fornecerá ao Typhoon uma arma ar-superfície perfeita, com baixos danos colaterais, melhorando ainda mais a performance já comprovada do jato de batalha. O planejamento para as próximas etapas do trabalho sobre o Brimstone – incluindo a avaliação pela RAF em meados de 2018 – está em andamento antes da sua entrada em serviço.

RS65228 201709405 lpr 600x480 - Eurofighter conclui testes de integração do míssil Brimstone no caça TyphoonVolker Paltzo, CEO da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, sublinhou: “Completar este marco é um testemunho da experiência e dedicação do nosso pessoal e do valor de trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros”.

Andy Flynn, diretor de entrega de capacidade do Eurofighter, da BAE Systems, disse: “O Brimstone irá adicionar uma capacidade de ataque garantida e de alta precisão e garantir que o Typhoon permaneça apto para enfrentar as ameaças futuras nas próximas décadas”.

O Brimstone faz parte do pacote de melhoria de fase 3 (P3E) que também inclui atualizações de sistema de missão e sensores. O P3E é a parte final do Project Centurion – o programa para garantir uma transição suave das capacidades do Tornado GR4 para o Typhoon na RAF.

No total, foram realizados nove disparos e nove ensaios de liberação, que começaram em julho, com o apoio do Ministério da Defesa do Reino Unido, MBDA, QinetiQ, Eurofighter GmbH e Empresas Parceiras do Programa Eurofighter – Airbus e Leonardo.

O objetivo dos testes foi receber a permissão de integração de armas para uso operacional. Eles cobriram uma série de cenários de lançamento específicos, testes em várias alturas, velocidades, níveis de força-G e em diferentes posições na asa da aeronave e nos lançadores. Os nove disparos também foram usados para realizar análises de dados e modelos de desempenho da arma. Mais ensaios de voo devem ocorrer no início de 2018, seguidos pela avaliação operacional pela RAF.

RS65229 201709579 - Eurofighter conclui testes de integração do míssil Brimstone no caça TyphoonA avaliação operacional do pacote de Melhoramento de Fase 2 (P2E) com o Esquadrão 41 (R) da RAF – o Esquadrão de Teste e Avaliação – na Base da RAF de Coningsby, Lincolnshire, no Reino Unido, continua e incluirá disparos reais antes da integração na frota do Reino Unido . O pacote P2E inclui o míssil ar-ar BVR Meteor da MBDA e o míssil ar-superfície Storm Shadow.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS